Fake News Não Pod # 85: Não é verdade que a proteína spike, da vacina da covid, oxida o corpo

A oxidação é um processo natural do organismo e acontece quando as moléculas de oxigênio interagem com componentes celulares

13/03/2024 - Publicado há 4 meses     Atualizado: 15/03/2024 as 17:21
Fake News não Pod - USP

Apesar da aplicação de bilhões de doses de vacina no mundo todo ainda há quem desacredite da sua eficácia e segurança e ainda não entenda como ela funciona, especialmente as vacinas de RNA para covid 19.

Por isso, neste episódio do Fake News não Pod, a acadêmica Beatriz Michelon, informa o que é um RNA, molécula produzida pela leitura do DNA, quase uma cópia, que ao ser escaneada por ribossomos formam as proteínas.  O RNA é produzido sempre que há necessidade de alguma proteína, no caso das vacinas da proteína Spike.

Segundo Beatriz, uma fake news que tem circulado é que a proteína spike é produzida para sempre no corpo quando se recebe uma vacina. “Isso é mentira, pois, toda vez que um RNA é lido para produzir uma proteína ele logo é degradado por ser uma molécula muito instável. Como a vacina tem inúmeras dessas moléculas o nosso corpo produz a proteína spike por até, no máximo, um mês.”

Outra fake news amplamente veiculada, diz Beatriz, é que a spike oxida o corpo. “A proteína não oxida o corpo, a oxidação é um processo natural, do qual as moléculas de oxigênio reagem com nossas células. Logo, nossa própria respiração é um processo de oxidação, essencial para nossa sobrevivência. Mesmo que a proteína Spike não cause oxidação, a filosofia pseudocientífica, que tem circulado por alguns gurus de medicina alternativa, sobre toda a oxidação do nosso organismo ser prejudicial é muito equivocada.”

Vacinas não matam, pelo contrário, quem não toma vacina é que corre risco de vida. “As vacinas servem para a imunidade não seja sobrecarregada e para a sobrevivência daqueles que entram em contato com uma doença pela primeira vez.”

Produção: UP Vacina Projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews). Roteiristas: Beatriz Calasense, Beatriz Cassiano Michelon e Wasim Aluísio Prates Syed Apresentadora: Beatriz Calasense e Beatriz Cassiano Michelon Edição: Rádio USP Ribeirão Preto