Fake News Não Pod #76: As ondas emitidas pelo micro-ondas não podem causar câncer

A acadêmica Laura Colete desmente fake news de que a radiação emitida pelo micro-ondas causa câncer

 02/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 17:05
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #76: As ondas emitidas pelo micro-ondas não podem causar câncer
/

Não é de hoje que muitas pessoas espalham fake news de que ao utilizar o micro-ondas, utensílio comum na cozinha da maioria das pessoas, as ondas emitidas podem causar câncer. No Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha esclarece quais são os diferentes tipos de radiação e de níveis de energia.

Os raios X por exemplo, possuem altos níveis de energia e podem quebrar a dupla fita de DNA, danificando o material genético. Esse tipo de radiação, utilizada nos raios X, é conhecida como ionizante e, especialmente com exposição acumulada, pode contribuir para o risco de câncer.

Já as chamadas micro-ondas, ondas de rádio e a luz que é possível ver são exemplos de radiação não ionizante. “A única radiação não ionizante que causa câncer é a luz ultravioleta, razão pela qual é aconselhado o uso de protetor solar para se proteger”, comenta Laura.

Nesse sentido, os fornos de micro-ondas usam das micro-ondas para aquecer os alimentos, o que não significa que elas tornem os alimentos radioativos. Ao aquecer o alimento nesse tipo de forno, as moléculas de água vibram e resultam no aquecimento do alimento. Por isso, Laura destaca a importância de buscar informações em fontes confiáveis.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.