Especialistas falam dos caminhos para a tecnologia nacional

Marcelo Zuffo, Raul Gonzalez e Maria José Carmona destacam os esforços da ciência nas respostas aos desafios da pandemia. Ao vivo, nesta quinta, no Canal USP

Por
Jornal da USP
Especialistas falam dos caminhos para a tecnologia nacional
/

A pandemia da covid-19 colocou em xeque os sistemas de saúde em todo o mundo, no Brasil inclusive. A corrida pelas vacinas é a face mais vistosa da corrida em busca de um antídoto contra a pandemia que desorganizou o modus vivendi global. Mas houve e ainda há também uma corrida em busca de medicamentos, equipamentos médicos, espaços hospitalares e profissionais de saúde para atender e salvar, na medida do possível, as vítimas do vírus.

O Brasil vive esse drama cotidianamente. E assiste um enorme esforço das universidades, a USP em destaque, desenvolvendo pesquisas sobre fórmulas e instrumentos de combate à pandemia. O programa Desafios reúne, nesta quinta, 8/4, três especialistas envolvidos nesses esforços: Marcelo Zuffo e Raul Gonzalez Lima, professores da Escola Politécnica da USP, e Maria José Carvalho Carmona, professora da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central do HCFMUSP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.