Diversidade em Ciência #69: Saúde mental e qualidade de vida acadêmica de estudantes negros no ensino superior

A pesquisa faz parte do Jovem Pesquisador da Fapesp, coordenada por Alessandro Oliveira, professor da USP, que tem como temática “Limites e possibilidades de bem viver de estudantes negros no ensino superior”

31/10/2022 - Publicado há 2 anos
Diversidade em Ciência - USP
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Alessandro de Oliveira dos Santos, professor associado do Instituto de Psicologia da USP;  pesquisador associado do Grupo de Pesquisa das Periferias (nPeriferias), do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids da USP. Ele também é coordenador do projeto Limites e possibilidades de bem viver de estudantes negros no ensino superior, no programa Jovem Pesquisador da Fapesp.

Também participa desta edição do Diversidade em Ciência, Mariana Martha de Cerqueira Silva, professora colaboradora da USP e pós-doutoranda no Instituto de Psicologia, também da USP, e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde, e participante do projeto A educação das relações étnico-raciais em cursos de Pedagogia do Brasil.

Outro entrevistado é Carlos Vinicius Gomes Melo, professor e pesquisador em estágio de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP, com auxílio de bolsa Fapesp, para atuar junto ao projeto Limites e possibilidade para o bem viver de estudantes negros em IES: caso da USP.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.