De Papo Pro Ar #32: Artista multimídia Azol apresenta a exposição “O Sertão Virou Mar”

A mostra itinerante chega em breve a São Paulo e reúne fotomontagens, pinturas e uma videoinstalação

 23/03/2022 - Publicado há 2 anos
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #32: Artista multimídia Azol apresenta a exposição “O Sertão Virou Mar”
/

Azol, artista potiguar, com formação em cinema e artes gráficas, está apresentando a exposição itinerante O Sertão Virou Mar, que em breve será inaugurada em São Paulo. É sobre isso o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado pelo radialista Cido Tavares, que foi transmitido no dia 18 de março de 2022. A mostra, com curadoria do historiador Marcus de Lontra Costa, reúne fotomontagens, pinturas e uma videoinstalação.

Segundo o artista o título da obra não é inspirado na obra Sertões, de Euclides da Cunha. “A exposição bebe muito do universo sertanejo. Não poderia deixar de ter referências na literatura. Mas a questão do nome é simplesmente o uso de uma metáfora porque o mar na nossa concepção é uma versão de um mundo de abundância e riqueza, e é o avesso do que acontece em Sertões. O sertão que apresento é um sertão às avessas, um lado do sertão que as chuvas pudessem revelar”, informa o artista, acrescentando que buscou também referências em Ariano Suassuna e Câmara Cascudo, que criaram um sertão mitológico.

Ouça no link acima a íntegra do programa

De Papo Pro Ar é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às sextas-feiras, às 18h30, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.