Brasil Latino: Silvio Rodriguez, Pablo Milanés e a nova trova cubana

Movimento musical dos anos 1970, que uniu romantismo e engajamento político, conquistou público latino-americano

 22/10/2021 - Publicado há 2 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Silvio Rodriguez, Pablo Milanés e a nova trova cubana
/

Silvio Rodriguez e Pablo Milanés são dois cubanos de destaque no cenário musical internacional. Pablo, inclusive, já ganhou dois prêmios Grammy. A trajetória da dupla coincide com um momento especial da revolução onde canções de amor e luta resultaram no movimento que ficou conhecido como a Nova Trova Cubana.

As músicas de Silvio e Pablo percorreram a América Latina e se tornaram verdadeiros hinos no contexto das batalhas contra a opressão e a desigualdade social. Mas, não são apenas músicas revolucionárias como a famosa Canción por la unidad latino-americana, que ganhou versão em português nas vozes de Chico Buarque e Milton Nascimento. O romantismo e as feridas amorosas também seguem um padrão irretocável em melodia e poesia.

A Nova Trova Cubana, com seus dois principais representantes, é a atração desta edição do Brasil Latino.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.