Ambiente é o Meio #132: Viveiros de mudas são importantes para a educação ambiental

Para diretor do Viveiro de Mudas de Sertãozinho-SP, impacto socioambiental do espaço vai além da simples distribuição de mudas

Por
 Publicado: 12/06/2024
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #132: Viveiros de mudas são importantes para a educação ambiental
/

Neste semana, o Ambiente é o Meio entrevista José Osvaldo Capelotto, diretor do Viveiro Municipal de Sertãozinho, que fala sobre a importância dos viveiros de mudas para a conservação e reflorestamento, além da educação ambiental. 

Há 54 anos atuando na Prefeitura de Sertãozinho-SP, Capelotto destaca que seu foco passou a ser a área ambiental há cerca de 35 anos. “Passamos por diversos pontos da cidade, vários lugares, até que em uma certa ocasião, há 12 ou 13 anos, foi construído um viveiro de porte médio no município, uma pequena estrutura onde nós estamos até hoje.” O local, que Capelotto prefere chamar de “espaço pedagógico ambiental”, cumpre missão que vai além da simples distribuição de mudas. “Nossa função é explicar, orientar o porquê, onde e como colocar essa árvore. Porque nós não podemos deixar sem orientação”, afirma. 

A orientação fornecida pelo espaço incentiva o cultivo de espécies nativas da região e o cuidado ao introduzir espécies exóticas pelo impacto negativo que podem oferecer ao ecossistema local.

Outro aspecto crucial do trabalho no viveiro é a produção e disseminação de sementes, explica o diretor. “Nós fazemos coletas de sementes e procuramos orientar os grupos de trabalho e associações aqui no município.” Assim, o viveiro realiza trocas de sementes com outros da região e promove campanhas em escolas, incentivando a doação de sementes em troca de mudas.

Segundo Capelotto, o viveiro de Sertãozinho também se destaca pelo trabalho com abelhas, especialmente a meliponicultura, com destaque para a criação de abelhas sem ferrão. Ressalta a importância da polinização para a biodiversidade e a produção de alimentos, destacando as iniciativas para preservar e aumentar a população de abelhas na região. “A gente realiza pequenas oficinas às pessoas interessadas, então leva para lá um pequeno grupo com um bom café da manhã.” 

O serviço de Sertãozinho apoia diversos projetos municipais, informa Capelotto, incluindo o plantio e manutenção de áreas verdes públicas e oferecendo orientação para munícipes e empresas locais. Destaca a importância de conscientizar a população para o plantio e as manutenções. As pessoas precisam “ter noção de que ela não pode machucar a árvore, ela não pode fazer um corte. Ali está um ser vivo”. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.