USP busca voluntários com doença na gengiva para participarem de pesquisa

Pacientes selecionados passarão por raspagem nas raízes dos dentes, coletas de amostras para análises bioquímicas e análise de parâmetros cardiovasculares

 18/04/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Os selecionados receberão tratamento com raspagem das raízes e farão exames bioquímicos – Imagem: Bob por Pixabay

A disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP está selecionando pacientes com idade entre 35 e 60 anos, com necessidade de tratamento para doenças na gengiva, que não apresentem outras doenças sistêmicas, e observem sinais como sangramento da gengiva, mau hálito ou dentes moles.

A pesquisa é da pós-graduanda Juliane Fonseca, orientada pelo coordenador Michel Reis Messora, do curso de Especialização em Periodontia e do curso de Especialização em Implantodontia da Forp, e vai ofertar o tratamento padrão ouro, que é  a raspagem das raízes dos dentes, além de realizar coletas de amostras para análises bioquímicas, como por exemplo, fezes, sangue, biofilme (placa acumulada nos dentes) e fluido crevicular (líquido que fica entre dente e gengiva). Os pacientes selecionados também passarão por análise de parâmetros cardiovasculares, como pressão arterial e eletrocardiograma.

Confira os parâmetros para participação na pesquisa:

– Você têm entre 35 e 50 anos?
– Você possui 15 dentes em boca?
– Você observa sangramento gengival ao higienizar os dentes?
– Você ou alguém já notou mau hálito vindo de você?
– Você apresenta dentes com mobilidade?
– Você está em tratamento médico?
– Faz uso de algum medicamento? Quais?
– Você já fez tratamento de raspagem profunda dos dentes? Há quanto tempo?
– Você usou antibiótico nos últimos seis meses?

As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio do formulário aqui

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.