Espetáculo conta a vida e o destino dos dinossauros do Brasil

Obra é inspirada no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil”, do paleontólogo e professor da USP Luiz Eduardo Anelli

Publicado: 25/04/2024
Cena do espetáculo Dinossauros do Brasil – Foto: Beto Andreetta

Está em cartaz no Sesc Pinheiros o espetáculo Dinossauros do Brasil, com direção de Beto Andreetta. A peça conta com consultoria do paleontólogo, escritor e professor do Instituto de Geociências da USP Luiz Eduardo Anelli, que inspirou a produção do espetáculo a partir de seu livro Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil. A peça conta a história de dinossauros que viveram no território onde hoje se localiza o Brasil há milhões de anos, e é uma celebração aos 40 anos da Companhia Pia Fraus, marcada pelo teatro de bonecos, máscaras, danças, circo e artes plásticas. As exibições finais acontecem neste final de semana, dias 27 e 28 (sábado e domingo), às 17 horas, na Área de Convivência do Sesc. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos, mas recomenda-se chegar por volta de 40 minutos antes para garantir um lugar com melhor visibilidade.

O professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Ao todo, a peça abrange nove espécies diferentes de dinossauros brasileiros, que viveram onde hoje são os estados do Maranhão, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Seus nomes remetem à cultura e à natureza brasileiras, como Saturnalia tupiniquim, Kurupi e Sacissauro — este último assim chamado devido ao fato de que o primeiro fóssil encontrado de sua espécie estava sem uma perna, assim como o Saci, personagem do folclore brasileiro. A cultura popular, a geografia e a história nacionais se aliam à música, composta por Ricardo Prado, abrangendo os diferentes estilos existentes e variando conforme a região onde viveu cada espécie de dinossauro.

Capa do livro que inspira o espetáculo Dinossauros do Brasil – Foto: Reprodução

O Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, em que se baseou a peça, foi lançado em 2022 pela Editora da USP (Edusp) e Editora Peirópolis, e aborda tanto os dinossauros que viveram no Brasil como a formação geológica e as mudanças pelas quais o planeta Terra passou desde seu surgimento, há cerca de 4,5 bilhões de anos, principalmente no que diz respeito ao território brasileiro. O livro atualiza O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, publicado também pela Peirópolis, em 2010.

Ouça no link abaixo o boletim Dica Cultural, da Rádio USP, que traz entrevista com o diretor do espetáculo Dinossauros do Brasil, Beto Andreetta.

O espetáculo Dinossauros do Brasil, da Companhia Pia Fraus, será apresentado neste sábado, dia 27, e domingo, dia 28, às 17 horas, na Área de Convivência do Sesc Pinheiros (Rua Pais Leme, 195, Pinheiros, em São Paulo, próximo à estação Pinheiros do metrô). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site do Sesc Pinheiros.

* Estagiário sob supervisão de Roberto C. G. Castro.