USP define lista tríplice de chapas de candidatos a reitor e vice-reitor

A votação foi realizada no dia 30 de outubro e contou com a participação de 93% do total de eleitores; a lista será encaminhada ao governador

 30/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/11/2021 às 21:03
Por

As chapas formadas pelos professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes; Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Borba Casella; e Ildo Luís Sauer e Tércio Ambrizzi estão na lista tríplice que será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin para escolha dos novos reitor e vice-reitor da USP. A eleição foi realizada hoje, dia 30 de outubro.

A chapa dos professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes foi a mais votada, com 1.092 votos, seguida pela chapa dos professores Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Borba Casella e Ildo Luis Sauer e Tércio Ambrizzi, com 840 e 594 votos, respectivamente. A chapa de Ricardo Ribeiro Terra e Albérico Borges Ferreira da Silva teve 163 votos.

Faziam parte do colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados, o que totalizou 2.094 eleitores, dos quais 1.949 (93%) registraram seus votos. Cada eleitor poderia votar em até três nomes. Os votos em branco totalizaram 3.035 e, os nulos, 41.

A novidade desta eleição é que a votação foi realizada de forma eletrônica, com a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria Geral da Universidade. Também foram disponibilizados 13 locais, distribuídos nos campi, para votação convencional.

A lista com as três chapas será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, que tem a prerrogativa da escolha dos novos reitor e vice-reitor.

O novo reitor será o 27º dirigente da história da Universidade. O primeiro reitor da USP, em 1934, foi Reynaldo Porchat, professor da Faculdade de Direito, e o primeiro vice-reitor, Antonio de Almeida Prado, docente da Faculdade de Medicina (FM).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.