Sempre cabe mais um: novo programa amplia atendimento a gestantes no HU

Programa USP Coração de Mãe, criado em abril, será destinado a pessoas gestantes que tenham vínculo com qualquer membro da comunidade uspiana

12/05/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 16/05/2023 as 16:05
Programa USP Coração de Mãe ampliará o número de atendimentos obstétricos no Hospital Universitário – Imagem: Sites USP

Quem não conhece o ditado “coração de mãe sempre cabe mais um”? Foi pensando nele que a Superintendência de Saúde (SAU) da Universidade criou o Programa USP Coração de Mãe, voltado ao atendimento de pessoas gestantes que tenham vínculo com algum membro da comunidade universitária.

Implantado em 1981, com atuação nas áreas de pediatria, obstetrícia e ginecologia, o Hospital Universitário (HU) se prepara para dar mais um passo no cuidado das famílias relacionadas à USP: antes, segundo a resolução 7043, de 17 de março de 2015, apenas uspianos e dependentes — ou seja, cônjuges e filhos — poderiam ser atendidos pelos serviços médicos da Universidade. Agora, também netos e seus companheiros serão abrangidos pelos serviços obstétricos do HU.

Pronto para acolher

Paulo Andrade Lotufo – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A iniciativa trará benefícios tanto para as famílias atendidas quanto para o próprio Hospital Universitário. “Eu imagino aquelas situações de gravidezes não planejadas que causam confusão. Se tiver alguém para dizer ‘fique calma, eu vou te inscrever para fazer o pré-natal no HU’, é extremamente benéfico para a tranquilidade das famílias”, afirma o superintendente de Saúde da USP, Paulo Andrade Lotufo.

Além disso, o aumento dos atendimentos em obstetrícia ajudará na formação dos discentes da área da saúde da USP; afinal, é no Hospital Universitário que eles participam de atividades práticas clínicas e cirúrgicas. Segundo Lotufo, “é importante para o aluno ter contato com esses pacientes”. Em 2012, foram realizados 3.555 partos nas dependências do HU; já no ano passado, foram 1.928, número pouco maior do que a metade dos nascimentos de dez anos atrás. A ampliação trazida pelo programa visa barrar essa queda.

Comparado a outros hospitais, o HU possui uma série de diferenciações — a começar pela certificação de Hospital Amigo da Criança – IHAC. Conferido pelo Ministério da Saúde e renovada a cada três anos, a IHAC atesta que a maternidade que possui esse selo de qualidade segue parâmetros instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também pelo governo federal. Crianças nascidas em um Hospital Amigo da Criança são estatisticamente menos propensas a sofrer intervenções desnecessárias após o parto.

Além disso, o hospital também permite que gestantes, junto com um acompanhante, conheçam a maternidade em uma visita monitorada por uma enfermeira, para que possam se habituar e tirar suas dúvidas sobre as instalações em que darão à luz, os quartos e as enfermarias. As visitas ocorrem mediante agendamento prévio, realizado por meio do site do HU. É também uma prática do Hospital Universitário a adoção dos princípios do parto humanizado. Os detalhes são descritos no Plano de Parto, documento que permite que a gestante e a equipe que a atende se comuniquem acerca dos procedimentos a serem realizados no momento do nascimento.

Ainda de acordo com Lotufo, o HU possui uma outra vantagem: a existência de alojamentos conjuntos, nos quais o recém-nascido, logo após o parto e até a alta, permanece 24 horas por dia com sua mãe. Mesmo alguns hospitais particulares não oferecem o serviço, pois, segundo ele, “para os serviços privados, esse sistema é caro. Eles preferem deixar no berçário”.

No HU, mães e seus filhos permanecem juntos a todo momento desde o parto – Foto: Pexels

Uma experiência positiva

As mães que tiveram seus partos realizados no Hospital Universitário confirmam a qualidade do atendimento médico oferecido. Zuleide Gomes da Silva, funcionária do HU e mãe do Ricardo Augusto, descreve sua experiência como maravilhosa e agradável. “Tive um atendimento incrível desde o início da minha gestação. Na parte da obstetrícia, o pré-natal foi um acompanhamento excelente, com cursos e orientações. Gostaria de elogiar também a parte da enfermagem do HU, que interage com as mães na semana do nascimento”, rememora.

Ela destaca também as boas lembranças que tem da época: “Meu filho foi escolhido como bebê-modelo de banho pela enfermagem, pois era um dos maiores”. Ela recorda ainda que amamentou sua criança desde o nascimento, que seu esposo pôde acompanhá-la no pós-parto e que até assistiu a uma apresentação de coral no hospital.

Zuleide afirma que só possui coisas boas a dizer sobre a maternidade do Hospital Universitário. “O pessoal cuida muito bem da gestante, desde o início até a saída com seu pacotinho, seu presente, nos braços”, conclui.

As inscrições no Programa USP Coração de Mãe devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico sauonline@usp.br, pelo integrante da comunidade uspiana que está vinculado à pessoa gestante. A mensagem deve informar o nome completo do membro da comunidade USP, número USP, unidade de origem e natureza do vínculo com a pessoa gestante, além do nome completo da pessoa gestante e idade gestacional, se souber.