Reunião temática do Conselho Universitário discute a pesquisa e a inovação na Universidade

Essa foi a segunda edição do programa, que já debateu os desafios da graduação na USP e prevê novas reuniões voltadas para a pós-graduação, cultura e extensão e inclusão e pertencimento

29/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 10/07/2023 as 12:06
Esta foi a segunda reunião temática do Conselho Universitário este ano – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Conselho Universitário realizou, no dia 28 de junho, sua segunda sessão temática, que, nesta edição, teve como objetivo discutir a pesquisa e a inovação na USP.  A primeira, promovida em abril deste ano, teve a graduação como tema de debates.

A vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, fez a abertura do encontro, que também contou com a participação dos membros do Conselho de Pesquisa e Inovação, destacando que as reuniões temáticas do Conselho Universitário “abrem a possibilidade para uma ampla discussão sobre os temas para que todos possam ter uma visão muito mais abrangente e precisa sobre a área”.

As apresentações foram divididas em três blocos e conduzidas pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig; pela pró-reitora adjunta de Pesquisa, Susana Torresi; e pelo pró-reitor adjunto de Inovação, Raul González Lima.

No início do encontro, os docentes e servidores técnicos e administrativos que fazem parte da equipe da PRPI foram apresentados – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O primeiro bloco foi dedicado ao diagnóstico da área, com a exposição de indicadores, dos desafios e das oportunidades da pesquisa e da inovação na USP.

O segundo bloco contou com a apresentação dos representantes de grupos de trabalho que fazem parte do Conselho de Pesquisa e Inovação, como os que tratam das questões voltadas ao Pós-Doutorado, às Boas Práticas Científicas e à Infraestrutura de Pesquisa.

A última parte da reunião teve como tema as ações realizadas e em curso pela PRPI, como o Programa de Apoio a Novos Docentes, a proposta de criação de um distrito de inovação na Cidade Universitária e a criação da Cátedra “Erney Plessmann de Camargo”.

Ao final de cada um dos blocos, os conselheiros tiveram a oportunidade de fazer questionamentos aos pró-reitores.

O pró-reitor Pesquisa e Inovação. Paulo Alberto Nussenzveig, durante a reunião – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Entendemos que nossas principais iniciativas, como a criação do escritório de integridade e proteção da pesquisa e a valorização da ampla agenda de inovação foram bem recebidas pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Pesquisa e Inovação. A criação da Cátedra Erney Plessman de Camargo, com um primeiro catedrático voltado à inovação, sem conexão direta com a tecnologia, permite sinalizar a abrangência da agenda e a visão que nos conduz: gerar impacto benéfico na sociedade”, afirmou Nussenzveig.

O pró-reitor também falou sobre a importância da participação dos conselheiros nos debates. “Os questionamentos foram bons e alguns pontos nos farão pensar no planejamento para os próximos anos, como, por exemplo, a questão da insegurança jurídica de pesquisadoras e pesquisadores ao assinarem contratos com agências de fomento em seus próprios CPFs. Pretendemos abrir diálogo com as agências para minimizar essa insegurança”, explicou.

A série de reuniões temáticas do Conselho Universitário deve continuar ao longo do ano com debates sobre indicadores e temas relevantes relacionados às Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento.

Assista, a seguir, à íntegra da reunião.