Ajudar pesquisadores a organizarem e sistematizarem pesquisas qualiquantitativas desenvolvidas através da metodologia de pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) é o objetivo do software Qualiquantsoft.
O programa foi desenvolvido por Fernando Lefevre, professor do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, pela pesquisadora Ana Maria Lefevre, professora comissionada do mesmo Departamento e também autora do DSC, em parceria com a empresa Sales e Paschoal Informática.
A metodologia do discurso do sujeito coletivo, também criada por Fernando e Ana é um instrumento de tabulação de discursos para detectar representações sociais, ou seja, o que as pessoas pensam sobre determinado tema.
O software tem o nome de Qualiquantsoft porque seu resultado final, os Discursos do Sujeito Coletivo são produtos, ao mesmo tempo qualitativos (opiniões sob a forma de discursos) e quantitativos (estas opiniões sob a forma de discursos foram emitidas por um número x de sujeitos, que representam uma percentagem do total de sujeitos de pesquisa).
Este novo instrumento de pesquisa permite em primeiro lugar, arquivar todos os passos de uma dada pesquisa que usa o DSC: a pesquisa, as perguntas, as respostas, as Expressões Chave, as Idéias Centrais, as Ancoragens, os Discursos e demais partes da pesquisa bem como os participantes, os depoentes, com todos os seus dados cadastrais.
Arquivados os dados, o software, com suas telas, facilita largamente a tarefa de processamento dos depoimentos em todas as suas etapas até a sua reunião
em Discursos do Sujeito Coletivo. Finalmente, ele emite vários relatórios com os resultados parciais e finais da pesquisa.
O Qualiquantsoft é altamente eficiente e eficaz porque permite fazer rapidamente pesquisas de opinião que retratem e reconstituam em detalhe, de uma forma discursiva e argumentada o que uma comunidade ou coletividade pensa sobre um determinado tema, incorporando a quantidade de indivíduos que se desejar e ademais, cruzando os resultados, com as variáveis de cadastro destes indivíduos.
A economia de tempo proporcionada ao pesquisador nesse processo é muito significativa, permitindo que ele esteja livre das tarefas mecânicas da pesquisa, concentrando-se nos aspectos mais conceituais.
O Discurso do Sujeito Coletivo e o software vem sendo aplicados nos últimos seis anos a todo tipo de pesquisas de opinião em várias áreas de conhecimento.
Ele permite, por exemplo, saber, em uma pesquisa , em detalhe, qualitativamente, as razões dos eleitores para a escolha de um candidato ou de consumidores para a escolha de determinado produto e, ao mesmo tempo, a que tipo de classe social, renda, nível de instrução, pertence o grupo de eleitores ou consumidores portadores de tais opiniões.
O programa permite diversas aplicações em áreas como pesquisa social, pesquisas de opinião, pesquisas de mercado e auxilia muito o pesquisador, o gerente, o diretor em suas conclusões finais ou na a tomada de decisões em projetos e programas baseados em pesquisas qualiquantitativas.
O software encontra-se disponível para download no site www.spi-net.com.br. Para maiores informações sobre o software e o DSC ver www.ipdsc.com.br