Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso de Graduação da USP

Docentes, pós-graduandos, alunos de Licenciatura e demais interessados poderão fazer a inscrição gratuitamente até o dia 10 de junho, na página do Congresso.

03/06/2016 - Publicado há 8 anos

Nos dias 5 e 6 de julho, a Pró-Reitoria de Graduação realizará o 2º Congresso de Graduação da USP, no campus “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba. Na edição deste ano, o Congresso abordará temas como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem; elaboração, aplicação e avaliação de materiais didáticos; a formação de professores; objetos de aprendizagem; jogos e vídeos eletrônicos; reformulação curricular; tutoria acadêmica; internacionalização e dupla titulação; e laboratórios virtuais.

“Essa é uma grande oportunidade de integração e de aprendizado, realizada de maneira concisa – são apenas dois dias de evento – e estimulando os docentes, pós-doutores e pós-graduandos a falarem sobre suas experiências sob a forma de apresentações oral e pôsteres, contando inclusive com a participação de estudantes nos trabalhos”, explicou o professor da Faculdade de Medicina e presidente do Comitê Organizador do Congresso, Edmund Chada Baracat.

A palestra de abertura, “Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas”, será proferida pelo professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA), José Manuel Moran. O professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Sérgio Ricardo Muniz, falará sobre as “Ferramentas digitais para personalizar o ensino”, e o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Fabio Gregori, ministrará a palestra “Ensino de Graduação: Inteligência Coletiva”.

Além das palestras, mesas-redondas e apresentações, haverá também o lançamento da Revista Grad+, publicação da Pró-Reitoria de Graduação idealizada na primeira edição do congresso, realizada em 2015. Como explica um dos responsáveis pela revista e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Eder Cassola Molina, “a Grad+ priorizará trabalhos que tragam reflexões a respeito de experiências pedagógicas e práticas de ensino no âmbito da Graduação. Será prioritariamente uma revista eletrônica, disponível em site próprio e haverá também alguns números especiais impressos, oportunamente distribuídos pela Universidade”.

Docentes, pós-graduandos, bolsistas de estágio PAE, monitores dos cursos de Licenciatura e demais interessados podem fazer a inscrição gratuitamente até o dia 10 de junho, pela internet.

Mais informações na página do Congresso, pelo e-mail eventosprg@gmail.com ou pelo telefone (11) 3091-2310.

Primeira edição

Idealizado como um espaço para permitir a integração de docentes e o compartilhamento de práticas de ensino e experiências pedagógicas para valorizar e modernizar o ensino, o Congresso de Graduação aconteceu pela primeira vez entre os dias 25 e 27 de maio de 2015, no Centro de Convenções Rebouças, e reuniu mais de mil participantes.

Naquela edição, foram discutidos temas como metodologias ativas de ensino-aprendizagem; inovações em aulas de laboratório e trabalhos de campo; avaliação e indicadores de aprendizagem na Graduação; esportes e demais práticas corporais no ensino de Graduação; experiências em educação a distância; multi, inter e transdisciplinaridade no ensino de Graduação; e educação tutorial na formação dos estudantes.

O resumo das apresentações pode ser acessado na publicação editada pela Pró-Reitoria de Graduação.