“Metade da USP é feminina e há muito a ser feito”, aponta a Diretoria de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades

Em vídeo, o coordenador da área, ligada à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, Rogério Monteiro, fala sobre a presença e as condições de trabalho das mulheres na Universidade

08/03/2024 - Publicado há 2 meses

O coordenador da Diretoria de Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), Rogério Monteiro, divulgou hoje, dia 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, um vídeo em que fala sobre a presença e as condições de trabalho das mulheres na Universidade.

“Em todas as unidades da área de exatas, as docentes mulheres estão sub-representadas. Em algumas, elas não chegam a 20%. Se na pós-graduação e nos programas de pós-doutoramento as mulheres são metade da população uspiana, essa taxa cai para 37% no corpo docente. Entre titulares, somente 29% são mulheres. Em 18 unidades, não há nenhuma docente parda ou preta”, afirmou.

Segundo Monteiro, uma pesquisa sobre o bem-estar da comunidade da USP mostrou que as servidoras docentes e não docentes reportam algum tipo de discriminação, principalmente a de gênero, no ambiente universitário. Nesse sentido, a PRIP desenvolverá, nos próximos meses, projetos importantes, como a organização de debates com três grupos focais, para pensar medidas de enfrentamento às desigualdades de gênero na carreira docente; implementação de um sistema que registre dados sobre assédio e violências de gênero na USP, de modo a guiar as políticas futuras; e promoção de cursos curtos sobre o tema, voltados a novos estudantes, chefias, docentes, funcionárias e funcionários.

“Tornar a nossa universidade mais acolhedora para as mulheres, sejam elas alunas, servidoras docentes ou não docentes, não é tarefa só de mulher, é tarefa de todas e todos”, disse.

Assista, a seguir, à íntegra da mensagem.