Instituto de Geociências empossa Marly Babinsky, sua primeira diretora mulher

Os novos diretores assumem com o compromisso de readequar a infraestrutura, trabalhar para a modernização dos cursos de Graduação e intensificar o relacionamento do IGc com a sociedade

Publicado: 03/07/2024
[Da esq. para direita] O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a diretora Marly Babinsky, o vice-diretor Renato Paes de Almeida, a vice-reitora Maria Arminda Nascimento Arruda e a secretária-geral da USP, Marina Gallottini – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Marly Babinski e Renato Paes de Almeida tomaram posse nesta terça-feira, dia 2 de julho, como a nova diretora e o novo vice-diretor do Instituto de Geociências (IGc) da USP. A cerimônia foi realizada na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, e contou com a presença de dirigentes da Universidade, e docentes, estudantes, funcionários do Instituto.

Em seu discurso, Marly Babinski falou sobre a história da criação do IGc, cuja origem remonta à criação das Cátedras de Geologia e Paleontologia, e de Mineralogia e Petrografia, em 1937, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. “É com grande orgulho que Renato e eu assumimos a responsabilidade de dirigir o Instituto de Geociências nos próximos quatro anos. O IGc é um instituto pequeno, mas que realiza uma tarefa imprescindível para a sociedade brasileira: a de gerar e difundir conhecimento e formar profissionais qualificados para atuar nas ciências da terra”, afirmou a nova diretora.

Marly destacou que o fato de ser a primeira mulher a assumir a direção do Instituto é um reflexo da transformação de paradigmas sociais e reflete a luta por mais mulheres em papéis de liderança. Para ela, “é uma mudança profunda e muito rápida. Quero agradecer o empenho do professor Carlotti e da professora Maria Arminda em querer mudar as estatísticas e deixar claro que as mulheres podem, sim, ser protagonistas em todos os níveis nesta Universidade”.

“Queremos diminuir as desigualdades sociais e outras desigualdades que temos em nossa Universidade, inclusive a de gênero. Nossos alunos têm um entendimento do papel do gênero dentro da sociedade de maneira muito mais clara do que tínhamos há 10 ou 15 anos atrás. Com isso vamos mudando a cultura e mudando a sociedade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Carlotti também exaltou a trajetória de Babinski e comentou alguns tópicos levantados por ela, como o papel da USP em liderar o processo de modernização do ensino superior no País e a necessidade de intensificar a interação da Universidade com a sociedade.

Quem são

A diretora e o vice-diretor do IGc, Marly Babinsky e Renato Paes de Almeida — Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Marly Babinski é formada em geografia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestre e doutora em Tecnologia Nuclear pela USP. Atua em pesquisas que envolvem estudos ambientais de solos e sedimentos.

Além de professora do IGc, Marly já desempenhou diversos cargos administrativos na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e foi vice-presidente e diretora adjunta de Relações Acadêmicas Nacionais da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do IGc, o vice-diretor Renato Paes de Andrade é geólogo, mestre em geotectônica, doutor em geologia sedimentar e livre docente. Desenvolve pesquisas em Tectônica e Sedimentação com ênfase em sistemas deposicionais continentais, sistemas fluviais ao longo do tempo geológico, evolução de bacias sedimentares e sedimentação pré-cambriana.

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto