Nova plataforma facilita acesso de empresas às pesquisas da USP

Evento on-line apresentou a plataforma Hub USP Inovação e suas funcionalidades; objetivo é viabilizar iniciativas empreendedoras e promover a inovação

08/04/2021

Thais Helena dos Santos

Inédita no Brasil, uma plataforma on-line da USP oferece num só lugar informações sobre patentes, pesquisas, laboratórios, programas e incubadoras da Universidade que podem promover a inovação e o empreendedorismo, facilitando o contato entre empresas e pesquisadores. A Hub USP Inovação está disponível na internet a partir desta sexta, dia 9 de abril. A cerimônia de lançamento, transmitida pelo Youtube, contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan.  Além de apresentar as funcionalidades da ferramenta, os participantes do evento falaram sobre a formação de profissionais inovadores e empreendedores (confira o vídeo abaixo).

“A pandemia da covid-19 demonstrou o quão importante é transferir o conhecimento científico para a sociedade. Em apenas alguns meses, conseguimos desenvolver e colocar novos produtos no mercado, como os ventiladores pulmonares que estão sendo distribuídos por todo o Brasil, salvando vidas. Esse hub é um importante facilitador, um espaço em que a sociedade pode interagir e ter acesso ao conhecimento produzido pela Universidade. Só com a inovação nós teremos o desenvolvimento social que tanto almejamos”, ressaltou o reitor na cerimônia de lançamento da plataforma.

A plataforma é uma iniciativa da Agência USP de Inovação (Auspin), liderada pela vice-coordenadora Geciane Porto, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), com envolvimento de vários setores da comunidade universitária. A simplicidade no processo de busca e a concentração de informações a respeito de inovação e empreendedorismo num único local são os pontos fortes que a professora destaca no Hub USP Inovação. “Tanto um estudante de graduação ou de pós pode buscar a sua jornada de empreendedorismo, entender quais disciplinas quer fazer ao longo do tempo, quanto uma empresa pode encontrar um professor especialista em um assunto tecnológico para desenvolver um projeto de parcerias”, destaca Geciane.

A busca pode ser feita por meio de palavras-chave que, mediadas por uma ferramenta computacional, acessa todas as informações indexadas a respeito das competências e habilidades dos professores, os serviços tecnológicos que os laboratórios têm disponíveis, os equipamentos que estão acessíveis, as patentes que foram desenvolvidas ao longo de toda a história da USP, além das disciplinas acadêmicas e empresas com DNA USP, que são as startups ou empresas de grande porte que foram criadas por alunos, ex-alunos e pesquisadores da Universidade.

“A plataforma é dinâmica e nós vamos acompanhar a demanda dos usuários. À medida que identificarmos um determinado assunto de maior interesse nós vamos procurar disponibilizar informações mais detalhadas. O objetivo é também criar eventos para compartilhar este conhecimento e esta tecnologia que é desenvolvida na USP com a sociedade, empresas, órgãos de governo, ONGs e comunidade universitária”, explica a vice-coordenadora.

Mais de 50 pessoas foram envolvidas no projeto, entre designers, estagiários, bolsistas, servidores, profissionais e estudantes de graduação e pós. “A plataforma foi alimentada com a colaboração dos laboratórios, docentes, institutos de pesquisa e Pró-Reitorias. O algoritmo para a ferramenta de pesquisa, por exemplo, foi desenvolvido com participação do USPCodeLab, grupo de extensão universitária que tem como objetivo estimular a inovação tecnológica na Universidade, formado por alunos de graduação, pós-graduação e professores”, explica Josmar Andrade, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e assessor da área de comunicação da Auspin, que participou da elaboração do projeto. 

A plataforma está hospedada na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade, que também fará a atualização do produto de acordo com a demanda. 

 

Geciane Porto, vice-coordenadora da Agência USP de Inovação - Foto: Divulgação/FEARP

Geciane Porto, vice-coordenadora da Agência USP de Inovação - Foto: Divulgação/FEARP

Josmar Andrade, assessor da área de comunicação da Agência USP de Inovação - Foto: Divulgação/EACH

Josmar Andrade, assessor da área de comunicação da Agência USP de Inovação - Foto: Divulgação/EACH

Vídeo de lançamento da plataforma Hub USP Inovação

O evento de lançamento aconteceu nesta sexta-feira, dia 9 de abril, a partir das 11 horas, com a presença da vice-coordenadora da Auspin, Geciane Silveira Porto, do coordenador da agência, Marcos Nogueira Martins, e do reitor da USP, Vahan Agopyan. O vídeo está disponível no player a seguir ou clique aqui para conferir.

Webinar Fala Inovação

Após o lançamento, um encontro discutiu perspectivas de qualificação profissional e da educação para a inovação e empreendedorismo. Com a moderação do jornalista Herton Escobar, do Jornal da USP, os especialistas Fernando Shayer e Milton Daré falaram sobre experiências bem-sucedidas, perspectivas e desafios da sociedade na formação de profissionais inovadores e empreendedores e como a Universidade deve se preparar para atender às novas demandas e qualificações requeridas. Confira no vídeo.

Clique no player para ver o vídeo:

20210408_evento_webinar_hub

Universidade empreendedora

A USP é, cada vez mais, uma universidade que inova e empreende. De acordo com o professor Andrade, há um crescimento de espaços de coworking, criação de novas disciplinas de graduação e pós voltadas ao estudo e à qualificação profissional empreendedora, de estruturas (como o InovaUSP), além de incentivo às incubadoras e parques tecnológicos na Universidade. “O objetivo é viabilizar iniciativas empreendedoras e a criação de empresas que, por sua vez, contribuam para o desenvolvimento econômico e tecnológico do País”, destaca.

Exemplo desse incentivo é um estudo da consultoria Distrito apontando que, dos 36 fundadores de unicórnios brasileiras, 12 deles estudaram na USP. Além disso, há a resposta que a USP vem dando para o desafio da pandemia de covid-19, com pesquisas e aplicações de grande relevância. “É muito necessário hoje uma plataforma como o Hub USP Inovação que facilite o acesso das pessoas aos especialistas, centros de pesquisa, laboratórios, empresas e patentes relacionados com os mais diversos assuntos compreendidos pelo amplo conjunto das unidades, áreas do conhecimento e estruturas da Universidade”, conclui Andrade.

Visite e conheça a plataforma HUB USP Inovação: hubusp.inovacao.usp.br

Texto atualizado em 09.04.2021, às 12h00