Grupo de gestoras prepara análise sobre a situação de gênero nas universidades públicas paulistas

A reunião foi promovida pela Vice-Reitoria da USP e contou com a participação de dirigentes da Unicamp, da Unesp e da Unifesp

 21/12/2023 - Publicado há 4 meses     Atualizado: 12/01/2024 as 11:57
Por
[A partir da esquerda] Fátima Nunes, Maria Luiza Moretti, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maysa Furlan e Lia Bittencourt – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Um encontro realizado na manhã de hoje, dia 21 de dezembro, reuniu algumas das mulheres que, atualmente, ocupam cargos de direção na gestão das universidades públicas paulistas para conversar sobre os indicadores, ações estratégicas e políticas afirmativas.

O evento foi promovido pela Vice-Reitoria da USP, no prédio da Reitoria, e teve a participação da vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; da vice-reitora da Unicamp, Maria Luiza Moretti; da vice-reitora da Unesp, Maysa Furlan; da vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt; e da coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP (Egida), Fátima Nunes.

Maria Arminda abriu a reunião, apresentando o Relatório de Avaliação Institucional da USP, referente ao quinto ciclo de avaliação. Em seguida, os assessores da Vice-Reitoria, Juliana Maria Costa e Rodrigo Correia do Amaral, apresentaram o calendário de atividades do grupo para o ano que vem.

A previsão é que no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, seja divulgado o documento-base da Carta de Gênero das Universidades Públicas de São Paulo, para ser analisado e discutido em cada instituição.

O grupo das gestoras das universidades públicas paulistas tem se encontrado regularmente desde 2022, com o objetivo de discutir a questão de gênero na gestão das universidades e propor ações para promover a equidade e a diversidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.