Momento Tecnologia #12: O que você fala na consulta médica pode ajudar estudos científicos

Ferramenta desenvolvida por engenheiros biomédicos permite que as etapas de tratamento de um paciente, bem como seu histórico de saúde sejam armazenados digitalmente. Isso além de facilitar a troca de informações dentro de um hospital ainda pode fornecer dados para pesquisas na área médica

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Momento Tecnologia #12: O que você fala na consulta médica pode ajudar estudos científicos
/

Um prontuário eletrônico é exatamente o que o nome sugere: uma versão digital daquelas anotações que o médico faz enquanto o paciente responde algumas perguntas sobre o seu histórico de saúde.

Apesar de parecer uma tecnologia bastante recente, as primeiras versões desse sistema surgiram por volta dos anos 60 nos Estados Unidos. Desde então, cada vez mais instituições da área da saúde têm buscado fazer uso dessa ferramenta a fim de facilitar o acesso às informações do paciente, além de otimizar a gestão de recursos dos hospitais.

O Instituto do Coração (Incor) é um dos lugares que usufruem de todas essas vantagens. Nele, foi implantado um sistema de prontuários eletrônicos em 2002. E os responsáveis por isso agora sugerem que os dados coletados lá sejam usados para pesquisas na área da saúde, economizando tempo, custos e esforços. Os grupos de pesquisa do Incor estão estudando, por exemplo, o efeito de certos medicamentos à longo prazo.

Nesta edição do Momento Tecnologia, dois professores da USP explicam como esse processo acontece no Instituto do Coração.

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Ficha técnica

Reportagem e apresentação: Mayumi Yamasaki

Edição de Áudio e Sonorização: Beatriz Juska


Momento Tecnologia
Edição de roteiro: Denis Pacheco
Edição de som:  Guilherme Fiori
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h05

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, segundas-feiras, às 8h05 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.