Live aborda o tema da segurança digital em eleições

Evento do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria vai tratar de casos fiscais e eleitorais; transmissão será nesta quinta, às 19 horas

17/02/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Pixabay-CC

Nesta quarta-feira, dia 18, às 19h, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) que tem sede na USP em São Carlos vai promover o debate Detecção de fraudes eleitorais digitais, com transmissão on-line pela internet, pela plataforma Zoom, neste link, e também na página do Facebook aqui.

O evento terá a palestra de Mario Gazziro, membro do corpo docente do MBA em Segurança de Dados do CeMEAI e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). Durante a apresentação serão detalhados dois métodos quantitativos a detecção de fraudes: a polêmica Lei de Benford (aplicada também a casos fiscais) e a Análise de Co-ocorrência de Mapas de Calor. Uma abordagem prática será apresentada para aplicação dessas técnicas em casos fiscais e eleitorais.

Qualquer interessado pode participar da live e interagir com perguntas e comentários durante a apresentação.

O CeMEAI, com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. Ele é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Com informações de Leonardo Zacarin, Assessoria de Comunicação do CeMEAI