Faculdade de Odontologia de Bauru comemora 60 anos de criação

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, participou da abertura do evento das comemorações do aniversário da faculdade, que foi realizado no formato híbrido

18/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/05/2022 as 17:02
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou da abertura do evento das comemorações dos 60 anos de forma virtual –  Foto: Camila Medina – Setor de Tecnologia Educacional FOB-USP

Para marcar seus 60 anos de fundação, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) promoveu, no dia 17 de maio, a palestra Panoramas atuais da Universidade na área da saúde, que foi ministrada pelo ex-reitor e Professor Emérito da USP, Jacques Marcovitch.

A abertura do encontro, que foi realizado de forma híbrida, contou com a participação do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. “Esta comemoração foi desenvolvida a partir de um diálogo construtivo com a comunidade e com a qualidade que caracteriza as atividades de ensino, cultura e extensão da FOB”, assinalou o reitor, que falou sobre a necessidade da manutenção dessa excelência e sobre o papel da faculdade na interiorização do ensino superior no Estado de São Paulo.

A diretora da faculdade, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, afirmou que “ao longo dos anos houve uma consolidação dessas atividades, de forma que, hoje, ocupamos uma posição de destaque em nível local, nacional e internacional. A população bauruense tem um carinho enorme pela FOB, por tudo o que ela representa para a nossa cidade”.

Após a palestra de Marcovitch, foram promovidas a mesa-redonda com o tema Desafios e integração entre as diferentes áreas da saúde e a apresentação do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da USP.

A palestra Panoramas atuais da Universidade na área da saúde foi ministrada pelo ex-reitor e Professor Emérito da USP, Jacques Marcovitch – Foto: Camila Medina – Setor de Tecnologia Educacional FOB-USP

História

A FOB integra o campus da USP em Bauru com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Criada em 1948, a faculdade foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina. Já formou 57 turmas de cirurgiões-dentistas e 29 turmas de fonoaudiólogos até 2021.

Isso resultou na formação de 2.621 cirurgiões-dentistas e 785 fonoaudiólogos. Aprovado pelo Conselho Universitário (Co) em julho de 2017, foi criado o curso de Medicina no campus de Bauru, com 60 vagas, que está em sua quinta turma.

Nos cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, a FOB tem 640 alunos matriculados. Na pós-graduação, formou 1979 mestres e 1054 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de odontologia e fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), tem 342 alunos matriculados e 129 alunos de especialização em cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia. Constituída por seis departamentos de ensino, a FOB conta com 129 docentes, a maioria em tempo integral, e 205 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

(Com informações do Serviço de Comunicação da Prefeitura do Campus de Bauru)