Ex-reitor da USP será secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação em nova gestão do governo de SP

Vahan Agopyan assume a pasta no próximo dia 1º de janeiro. O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda divulgaram uma nota sobre a indicação

23/12/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 03/01/2023 as 16:14
O ex-reitor da USP, Vahan Agopyan – Foto Marcos Santos/USP Imagens

O ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, será o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação na gestão do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O anúncio foi feito na tarde de hoje, dia 23 de dezembro.

Agopyan foi reitor da USP no período de 2018 e 2022. É engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e Ph.D. pela Universidade de Londres King’s College. Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli; diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção. Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP, no período de 2010 a 2014, e vice-reitor da Universidade, de 2014 a 2018.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e a vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, divulgaram uma nota sobre a indicação:

A Reitoria da USP cumprimenta o futuro governador Tarcísio de Freitas, assim como os secretários Gilberto Kassab, da Secretaria Estadual de Governo, e Guilherme Afif Domingos, da Secretaria de Projetos Estratégicos, pela indicação do professor Vahan Agopyan para assumir o cargo de secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

O professor Vahan possui excelentes qualificações acadêmicas e profissionais para estar à frente desta pasta em São Paulo, pois assumiu posições importantes na administração pública estadual e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Na gestão da USP, foi diretor da Escola Politécnica, pró-reitor de Pós-Graduação, vice-reitor e, em 2018, assumiu a Reitoria, onde ficou até janeiro de 2022. Como principal dirigente da Universidade, teve como um de seus grandes desafios a condução da instituição durante a pandemia da covid-19, o que fez de forma brilhante, sem que as atividades acadêmicas e científicas deixassem de ser realizadas com excelência. Além disso, durante sua gestão, como liderança acadêmica, manteve contato constante com as direções da Unesp, da Unicamp e de outras entidades científicas.

Desejamos ao professor Vahan uma excelente gestão e nos colocamos à disposição do Governo de São Paulo em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nosso Estado.

Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP
Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP