Startup de educação inclusiva gestada na USP vence competição internacional de tecnologia

Egresso do MBA em Ciências de Dados da USP em São Carlos criou software para público infantil com transtorno do espectro autista e conquistou prêmio no Web Summit Rio 2023

14/06/2023 - Publicado há 11 meses

Arte: Joyce Tenório

Cohin estudou no CeMEAI e fundou a Jade Autism, que promove educação inclusiva para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outras condições especiais – Foto: Sam Barnes/Web Summit Rio/Divulgação

Uma plataforma de educação inclusiva, desenvolvida no MBA em Ciências de Dados oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, venceu um dos maiores prêmios de tecnologia e inovação da América Latina em maio. Ronaldo Cohin, egresso do MBA, conquistou o pitch do Web Summit Rio 2023 com sua empresa, Jade Autism, em uma disputa com mais 973 startups de todo o mundo.

O pitch é uma espécie de “batalha” entre empresas em estágio inicial. Cada empresa faz uma apresentação curta e direta de suas propostas, que é avaliada por um grupo de executivos. Grande vencedora da “batalha” disputada no Rio de Janeiro, a Jade Autism oferece um aplicativo que alia os jogos digitais à geração de dados que guiam professores no estímulo cognitivo e na adaptação do plano de ensino para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), síndrome de Down e outras condições especiais.

O projeto do aplicativo começou ainda durante o MBA no CeMEAI. Nascido em Teixeira de Freitas (BA) e radicado em Vitória (ES), Ronaldo Cohin deixou a carreira de músico de lado e ingressou na especialização em Ciências de Dados. A inspiração para mergulhar no tema da educação inclusiva veio de seu filho, Lucas, diagnosticado com autismo. Assim, para o trabalho de conclusão do curso (TCC), Cohin procurou demonstrar como poderia gerar dados cognitivos capazes de apoiar as decisões dos profissionais que trabalham com elas.

De acordo com site da Jade Autism, a plataforma ajuda escolas a promoverem uma experiência individualizada para crianças e adolescentes com TEA. Hoje, a empresa conta com 160 mil crianças utilizando a plataforma, em 180 países e em quatro línguas diferentes. Um dos diferenciais do software é a capacidade de identificar a área do conhecimento na qual a criança apresenta mais limitações.

Ronaldo Cohin pesquisou o uso de jogos eletrônicos terapêuticos em crianças com TEA – Foto: Web Summit Rio

“Essa questão da subjetividade na Educação Especial me levantava muitos questionamentos. Eu sabia que existia uma forma de obter essa tecnologia validada para que pudéssemos adquirir dados reais. Foi inspirado no Lucas, de maneira que essas informações pudessem ser propagadas e ajudassem crianças em vários lugares”, diz Cohin.

Relevância social para crianças reais

No Rio, Cohin contou que a relevância do MBA do CeMEAI foi importantíssima para superar adversários poderosos no prêmio. “Quando a gente foi apresentar no prêmio, eu falei dessa tecnologia e dessa validação com crianças reais, como forma de validação do MBA em Ciências de Dados da USP. Era uma proposta arrojada, então precisava ter uma validação por trás de uma entidade robusta como a USP, o CeMEAI. E eu tive a grande sorte de ter um orientador que era psicólogo e cientista de dados. Não havia uma combinação melhor do que essa para conseguir essa validação”, disse o empresário, que foi orientado no TCC pelo professor Jorge Luiz Bazán Guzmán.

Para o professor Guzmán, o prêmio no Web Summit Rio é um reconhecimento da relevância social do projeto de seu orientando. “O desenvolvimento de features [funcionalidades específicas para atender às necessidades dos usuários] é a sua maior contribuição, na qual ele vem trabalhando intensamente por longos anos. Assim, é um prêmio mais do que merecido a ele. Tínhamos convicção de que o trabalho dele apresenta um elevado potencial de importância social, além do MBA conosco”, pontuou o docente, antes de prosseguir sobre o desenvolvimento da ferramenta de Cohin ao longo da pós-graduação.

+ Mais

Avaliações sobre acessibilidade de aplicativos são escassas, mas suficientes para revelar falhas graves

Autismo na infância: políticas públicas asseguram direitos, mas limitam o convívio social

“Ronaldo está desenvolvendo um projeto por longos anos, um aspecto dele, orientado a documentar alguns achados da ferramenta que estava desenvolvendo. Assim, ele conseguiu evidenciar, usando ferramentas de ciências de dados, como mostrar resultados para os diferentes públicos que usarão o desenvolvimento de seu trabalho. Acredito que esse foi o aporte do MBA”, complementou Guzmán.

Cohin destacou que o prêmio no Web Summit Rio pode auxiliar a startup a alcançar uma meta importante estabelecida em seus primórdios: a de colocar o projeto em escolas públicas. A repercussão do evento parece já ter semeado o terreno da Jade Autism para voos mais longos. O governo do Espírito Santo entrou em contato com a empresa de Cohin visando à implementação da plataforma em escolas públicas no Estado. “Eles se interessaram muito depois do prêmio e estão estudando uma maneira de nos colocarem em escolas daqui. Isso tudo ainda é um efeito de cauda de nossa avaliação na USP”, contou o empresário.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CeMEAI