Estudantes organizam coletivo que promete levar grafite para espaços da USP

Novo coletivo de estudantes realiza oficinas de grafite e pixo, propondo levar a arte periférica para a universidade; primeira intervenção ocorre dia 23 de setembro, às 10 horas

21/09/2023 - Publicado há 7 meses
Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: kues1/Freepik e Uspixo

Estudantes de diversos campi da USP participam do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da USP, que promove atividades relacionadas ao Hip Hop, como o Slam Marginal e a Batalha da USP. No dia 23 de setembro, o grupo vai realizar a primeira intervenção do coletivo de grafite Uspixo, na Escola de Enfermagem (EE) da USP, às 10 horas. A proposta do evento é realizar oficinas e mutirões de grafite e pixo na universidade. A atividade é aberta a qualquer pessoa interessada, sendo necessário apresentar um documento oficial com foto, para que a entrada na USP seja autorizada.

A ação surgiu da necessidade de incluir a arte de rua e a cultura Hip Hop nos espaços acadêmicos. “A proposta é organizar projetos em torno das muitas linguagens do movimento Hip Hop, colocando a cultura periférica para dentro dos campi e produzindo conhecimento a partir disso”, afirma Bruno Santos, estudante de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e integrante do CUCA.

O novo coletivo contempla estudantes da Cidade Universitária no Butantã, EACH, Faculdade de Direito (FD) e do Quadrilátero da Saúde (que reúne a Escola de Enfermagem/EE, a Faculdade de Medicina/FM e a Faculdade de Saúde Pública/FSP), além de poetas e artistas do quadro discente da Universidade.

Segundo os organizadores, as intervenções vão ocorrer em espaços de vivência estudantil, cujas zeladorias ficam a cargo dos centros e diretórios acadêmicos de cada curso. Mesmo assim, eles ressaltam que “as direções dos mais variados campi serão previamente comunicadas sobre a realização das oficinas”.

Novo coletivo oferece oficinas de grafite e pixo nos campi da USP – Foto: Uspixo

Programação

As oficinas serão ministradas por artistas de rua de dentro e fora da USP, buscando introduzir a cultura para aqueles que não a conhecem, além de permitir o compartilhamento de experiências. Entre os temas a serem discutidos, estão:

• O contexto histórico do grafite no Brasil e no mundo;
  • A relação do grafite com o Hip Hop e os valores por trás de suas manifestações;
  • As técnicas utilizadas na arte, como a criação das tags, estilização de letras, elementos da pintura e manuseio dos materiais.

No momento, a aquisição do material a ser utilizado nas oficinas vem sendo feita a partir do apoio do CUCA, do Núcleo Helenira Rezende e da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo.

Os organizadores ressaltam que a primeira oficina de grafite vai ocorrer em meio à greve dos estudantes na USP, portanto “se a Universidade é território cultural, a resistência também será artística”, afirmam eles.

Proposta é trazer a arte periférica para a Universidade – Foto: Uspixo

Serviço:

Primeira intervenção do Uspixo

Dia 23 de setembro, às 10 horas

No espaço de vivência estudantil do prédio da EE, localizada na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 419

Mais informações: @uspixo

*Estagiária sob supervisão de Tabita Said