Com inscrições abertas, cursinho da USP une tradição e resistência na luta pela igualdade racial

Cursinho Popular do Núcleo de Consciência Negra da USP oferece vagas gratuitas e on-line em aulas preparatórias para vestibulares; instituição é precursora na luta contra desigualdades sociais

 11/07/2023 - Publicado há 12 meses
Por
Curso de Férias promovido pelo Núcleo de Consicência Negra sobre bairros negros, com Henrique Cunha Junior, engenheiro, sociólogo, professor e ativista do movimento negro brasileiro – Foto: Reprodução Facebook/NCN

 

O Cursinho Popular do Núcleo de Consciência Negra (NCN) da USP está com inscrições abertas para o pré-vestibular de segundo semestre. As aulas são gratuitas e ocorrem de maneira híbrida: com exposições on-line e também atividades presenciais na sede do núcleo. As pessoas interessadas em fazer o cursinho preparatório para vestibulares devem preencher um formulário de intenções, disponível neste link até o dia 14 de julho.  

Após esta data, a gestão do cursinho deverá entrar em contato para confirmar questões socioeconômicas, solicitadas em formulário. As aulas estão previstas para o mês de agosto, semanalmente das 19 horas às 22h30. O cursinho exige a apresentação de comprovante de pelo menos duas doses da vacina contra covid-19.  

Simony dos Anjos – Foto: Arquivo pessoal

Além do oferecimento de vagas para pessoas com interesse no cursinho pré-vestibular, o NCN também busca por estudantes de nível superior que estejam cursando a licenciatura e queiram fazer estágio no núcleo como professoras e professores voluntários. Para saber como se voluntariar, basta enviar um e-mail para o NCN: nucleodeconsciencia.ncn@gmail.com

Fundado em 1987, o Núcleo de Consciência Negra (NCN) da USP é pioneiro na luta pela igualdade étnico racial, além de constituir o primeiro curso pré-vestibular voltado para a preparação de jovens negros no Estado de São Paulo. “Uma das maiores demandas do núcleo é debater o acesso das pessoas negras na Universidade e das pessoas mais pobres, de modo geral, questionando o elitismo deste espaço que é público”, conta Simony dos Anjos, doutoranda da USP e uma das coordenadoras técnicas do NCN. 

+ Mais

Cinco cursinhos pré-vestibulares da USP com inscrições abertas

Kabengele Munanga será homenageado com título de Professor Emérito na USP

Simony lembra ainda a atuação do professor Kabengele Munanga, emérito da USP, e de Jupiara Castro, fundadora do NCN e funcionária da Faculdade de Medicina da USP, nos debates sobre cotas étnico-raciais. “Então o cursinho carrega essa trajetória de trabalhar para que as faculdades da USP sejam mais inclusivas”, diz a coordenadora, destacando a “posição ativa frente aos alunos do cursinho”, considerando que mesmo antes do vestibular, estas pessoas já trazem dificuldades para acessar e permanecer em espaços estudantis. “Damos apoio sobre direitos que, muitas vezes, eles não conhecem; explicando como conseguir gratuidades em inscrições; temos iniciativas que debatem diversidade sexual e de gênero. Somos um núcleo de consciência negra, mas entendemos que as pessoas negras são diversas e podem ter muitas outras barreiras sociais”.

Estudantes matriculados no cursinho do NCN – Fotos: reprodução Instagram/NCN

 

Educação antirracista 

Atualmente, o cursinho prioriza o acesso da população negra e de baixa renda, mas recebe outros estudantes também, oferecendo duas turmas pré-vestibulares e um preparatório voltado para o vestibular de música – oferecido no início do ano.

O NCN mantém, ainda, um Centro de Ensino de Idiomas, com grupos de estudo e formação atuantes, e com a Biblioteca Comunitária “Maria Carolina de Jesus”, além do oferecimento de eventos e aulas abertas à comunidade. Também são inúmeras as participações em atos contra o racismo e movimentos político e sociais, como o lançamento da Frente Parlamentar da Juventude Negra e Periférica, na Assembleia Legislativa de São Paulo. 

O Núcleo de Consciência Negra da USP fica na Avenida Professor Mello Moraes, Tv. 8, 140 – sala 106 – Cidade Universitária, São Paulo.

Saiba mais: https://www.instagram.com/nucleodeconsciencianegra/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.