USP Filarmônica se apresenta com a São Paulo Cia. de Dança

Espetáculo acontece neste sábado, dia 18, às 20 horas, em Ribeirão Preto, para comemorar o aniversário da cidade

Foto: Silvia Machado

USP Filarmônica se apresenta com a São Paulo Cia. de Dança

Concerto acontece no sábado, dia 18, às 20 horas, em Ribeirão Preto, para comemorar aniversário daquela cidade

14/06/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Ana Júlia Maciel

A USP Filarmônica e a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) se apresentam neste sábado, dia 18, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, em comemoração aos 166 anos daquela cidade. A entrada é grátis. O espetáculo também será transmitido ao vivo pelos canais da USP Filarmônica e da SPCD na plataforma Youtube.

Serão apresentadas duas obras que fazem parte do repertório da São Paulo Companhia de Dança. Uma delas é o segundo ato de O Lago dos Cisnes, em versão de Mario Galizzi a partir da coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov. “A coreografia de Galizzi dialoga com a tradição imortalizada por Petipa e Ivanov no século 19 e se renova nas relações dos personagens e nos desenhos das cenas, em uma sintonia fina com a música emblemática de Piotr Ilitch Tchaikovski”, como destacou a assessoria de imprensa da USP Filarmônica, em texto divulgado para a imprensa.

USP Filarmônica - Foto Charles Lima

A outra obra a ser executada é Madrugada (2021), do coreógrafo paulista radicado na Suíça Antonio Gomes, que contempla a íntegra das 12 Valsas de Esquina de Francisco Mignone. Compostas originalmente para piano e inspiradas em sonoridades caipiras, chopinianas, de serenatas e dos repertórios brasileiros para banda do início do século 20, as peças de Mignone receberam arranjos e orquestrações do maestro titular da USP Filarmônica, Rubens Russomanno Ricciardi, feitos especialmente para a SPCD. “No palco, cinco casais se encontram e se desencontram em um baile atemporal à luz do luar, onde a nostalgia se encontra com a jovialidade, agregando gestos contemporâneos às antigas sonoridades da música popular brasileira”, destacou a assessoria de imprensa.

Madrugada, de Antonio Gomes - Foto Charles Lima

Segundo Rubens Russomanno Ricciardi, maestro titular da USP Filarmônica, “essa experiência é de grande importância didática para a formação dos nossos estudantes de música, todos jovens bolsistas da nossa orquestra ribeirão-pretana da USP, porque, numa mesma noite, estarão acompanhando a principal companhia de balé da América Latina e praticando o repertório sinfônico romântico russo, já há muito consagrado, ao lado de orquestrações inéditas das antigas valsas brasileiras, em plena sintonia com o tom popular impregnado pelos modernistas de 22”.

20220614_prof

Rubens Russomanno - Foto: IEA-USP

Além da transmissão pelo Youtube, o espetáculo poderá ser visto também pela página da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto no Facebook e pela TV Câmara Ribeirão, na TV aberta.

“Estamos muito felizes em voltar a Ribeirão Preto para participar dessa comemoração e, sobretudo, dançar com música sinfônica ao vivo, o que torna o espetáculo ainda mais singular para os bailarinos e para a plateia”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança. “Nossas ações na cidade irão além do espetáculo e contam com um ensaio aberto, oficina de balé clássico e uma live para podermos dividir parte do processo de invenção das obras e seu diálogo com a música”, completa.

Inês Bogéa - Foto: Reprodução/Instagram

O espetáculo da USP Filarmônica e da São Paulo Companhia de Dança em comemoração aos 166 anos de Ribeirão será neste sábado, dia 18, às 20 horas, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, centro, Ribeirão Preto). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111. Entrada grátis. É preciso apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19. O Theatro Pedro II estará aberto ao público a partir das 19h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.

Ações educativas incluem live, ensaio aberto e oficina

Para aproximar o público da SPCD e da USP Filarmônica, nesta quarta-feira, dia 15, das 19 às 20 horas, haverá uma live com Inês Bogéa (diretora artística da SPCD), Cláudio Cruz (maestro convidado), Antonio Gomes (coreógrafo de Madrugada) e Rubens Russomanno Ricciardi (maestro da USP Filarmônica). Na ocasião, eles vão falar sobre os processos inventivos na elaboração das linguagens com dança e música, bem como questões da práxis em ambas as artes representativas. A live será transmitida nos canais da USP Filarmônica, do Theatro Pedro II e da SPCD na plataforma Youtube.

Já na sexta-feira, dia 17, às 18h45, no Theatro Pedro II, o elenco do espetáculo fará um ensaio aberto para alunos de dança de escolas e ONGs da cidade com o objetivo de compartilhar os bastidores de uma companhia de dança profissional na preparação de grandes projetos de dança com orquestra.

No sábado, dia 18, o dia começa com uma oficina de Balé Clássico ministrada por Beatriz Hack, professora-ensaiadora da SPCD. Das 10h30 às 12 horas, na sala multiuso do Centro Cultural Palace, anexo ao Theatro Pedro II, os interessados poderão conhecer um panorama das técnicas de balé em uma grande companhia profissional. A atividade é gratuita e limitada a 30 inscritos. A inscrição deve ser feita até o dia 15 de junho por meio deste link.