Theatro São Pedro apresenta três óperas brasileiras inéditas

Com direção da doutoranda da USP Ines Bushatsky, obras serão exibidas nesta semana

 24/10/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 09/11/2023 as 16:27

Texto: Rebeca Fonseca*
Arte: Carolina Borin**

Cena de Entre-Veias: Uma Ópera de Entranhas - Foto: Divulgação/Theatro São Pedro

A rotina de Ines Bushatsky nos últimos meses foi intensa. A doutoranda em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP assina a direção cênica de três óperas inéditas, que serão apresentadas nesta semana no Theatro São Pedro, em São Paulo. A estreia das três peças – cada uma com cerca de 20 minutos de duração – acontece nesta quinta-feira, dia 26, às 20 horas. Depois, elas voltam a ser exibidas na sexta-feira, dia 27, no sábado, dia 28 – sempre às 20 horas -, e no domingo, dia 29, às 17 horas.  

A primeira ópera a ser apresentada é Gota Tártara: Uma Ópera-Pesadelo, composta por Franciele Regina, com libreto de Sofia Boito. A história acompanha uma mãe e seu filho vivendo em uma situação de insegurança alimentar extrema. A realidade e o sonho se confundem e a mulher nunca consegue fugir do pesadelo da fome.

“Na encenação, nós escolhemos dividir o espaço da cena entre o inconsciente-pesadelo e o espaço do presente, onde ela vive a tragédia”, explica Ines. Os cenários têm simbologias opostas: um supermercado, que representa a bonança, se opõe ao espaço de dúvida e desafio sobre o que fazer diante da fome. A diretora antecipa que a ópera tem um desfecho trágico.

 

A diretora Ines Bushatsky, doutoranda na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP - Foto: Nicolle Comis

Em seguida, será encenada Entre-Veias: Uma Ópera de Entranhas, composta por Giovanni Porfirio, com libreto de Jaoa de Mello. Aqui, um vírus ganha vida através dos diferentes cantores solistas e acompanhamos suas tentativas de comunicação com os espectadores.

“A ópera tem um movimento de corporificação; é algo que vai ganhando corpo e voz”, afirma Ines. A encenação segue a proposta do enredo de dar substância a um ser inanimado. “As materialidades da cena seguem o mesmo caminho, vão ganhando forma para trazer à tona a comunicação que o vírus quer fazer”, detalha a diretora.

Por último, será apresentada Casa Verdi: Meta-Ópera em Ato Único, de Caio Csizmar e libreto de João Crepschi. A obra recupera figuras históricas da ópera em um embate entre tradição e contemporaneidade. Grandes cantores de ópera, como Maria Callas, Renata Tebaldi, Luiza Tetrazzini e Luciano Pavarotti, são alguns dos personagens.

 

Cena de Gota Tártara: Uma Ópera-Pesadelo - Foto: Divulgação/Theatro São Pedro

O título dessa ópera faz alusão a um retiro para cantores aposentados criado pelo compositor italiano Giuseppe Verdi, no século 19. Antes de abrigar os cantores, a Villa Sant’Agata, no norte da Itália, era a moradia de Verdi, que determinou que os direitos autorais de suas obras fossem utilizados para a criação do retiro após a sua morte.

O local se tornou um museu com documentos pessoais, instrumentos musicais e fotografias, mas hoje está fechado por uma disputa de herdeiros. Na encenação, um teatro foi criado para representar o retiro. “Há um borrão entre lembrança e realidade, os artistas lembram as suas grandes carreiras e começam a ter devaneios”, explica Ines. Há ainda uma crítica sobre a especulação imobiliária na cidade de São Paulo, com a iminente demolição do teatro em que, na ópera, os cantores estão abrigados.

 

Cena de Casa Verdi: Meta-Ópera em Ato Único - Foto: Divulgação/Theatro São Pedro

“O processo da ópera é mais rápido e mais intenso, tem menos tempo para ensaios e eles acontecem todos os dias”, explica a diretora sobre a diferença entre dirigir peças operísticas e teatrais. “Eu fico em constante comunicação com o diretor musical para entender o que fica mais legal na música e na cena.” Ines já dirigiu quatro espetáculos teatrais, sendo Dr. Anti, que trata de negacionismo e da ascensão da extrema-direita ao poder, seu trabalho mais recente.

Segundo a diretora, o processo de direção cênica das óperas se inicia com o levantamento da cena, ou seja, o entendimento e a criação das ações, para depois unir o trabalho com a orquestra. Ines esclarece que a parceria com o diretor musical é fundamental para aliar o drama à música.

Giuseppe Verdi (no centro, sentado), em sua casa na Villa Sant’Ágata - Foto: domínio público

Atelier de Composição Lírica estimula produção de óperas

Ines Bushatsky começou a trabalhar com ópera em 2021, mas já dirigia teatro desde 2017. Ela fez estágio em direção cênica no Theatro São Pedro, onde, em 2021, acompanhou a primeira edição do Atelier de Composição Lírica, que agora promove as três óperas em uma segunda rodada do programa.

Mantido pelo Theatro São Pedro, o Atelier de Composição Lírica estimula a composição de óperas inéditas e oferece aulas teóricas e práticas como parte do programa de formação. Os selecionados participam de orientações com especialistas, workshops com a orquestra do teatro e encontros para discussão das obras operísticas. Como estímulo, os participantes recebem uma bolsa de R$ 6 mil.

As inscrições para a terceira edição do Atelier de Composição Lírica estão abertas até esta quarta-feira, dia 25, no site do Theatro São Pedro. Serão selecionados três compositores e três libretistas, sendo que duas vagas estão reservadas para mulheres.

Para Ines, a ópera está ganhando mais atenção recentemente. A diretora nota que grandes instituições culturais, como o Theatro São Pedro e o Theatro Municipal, também de São Paulo, estão elaborando programações especialmente voltadas para a formação de um público mais jovem, com a perspectiva de atrair novos espectadores.

Além de se dedicar ao trabalho de direção, Ines pesquisa a pedagogia das artes cênicas há dez anos. No seu doutorado, na ECA, ela analisa o entrecruzamento do teatro e do cinema. O conceito do falso também faz parte de sua pesquisa e é o centro do núcleo F de Falso, coordenado por Ines como extensão da Cia. Extemporânea de Teatro e Cinema, fundada por ela em 2015 no Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA.

As apresentações das óperas Gota Tártara: Uma Ópera-Pesadelo; Entre-Veias: Uma Ópera de Entranhas e Casa Verdi: Meta-Ópera em Ato Único, produzidas pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, acontecem nos dias 26, 27, 28 (às 20 horas) e 29 (às 17 horas), no Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, em São Paulo). Os ingressos podem ser adquiridos on-line. Mais informações estão disponíveis no site do Theatro São Pedro.

*Estagiária sob supervisão de Roberto C. G. Castro

**Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.