Série Internacional de Música USP volta à Cidade Universitária

Concerto gratuito será nesta terça-feira, dia 7, às 12h30, com a flautista Sara Lima e a pianista Theresa Bogard

06/06/2022 - Publicado há 2 anos
A flautista brasileira Sara Lima e a pianista norte-americana Theresa Bogard – Foto: Reprodução/PRCEU

ASérie Internacional de Música USP (SIM-USP) – série de concertos mensais gratuitos realizados na Cidade Universitária, em São Paulo – retoma as apresentações nesta terça-feira, dia 7, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Após dois anos suspensa devido à pandemia de covid-19, a SIM-USP inicia a temporada 2022 com o duo formado pela flautista Sara Lima, primeira flauta da Orquestra Sinfônica de Goiânia, e pela pianista norte-americana Theresa Bogard.

Artista Steinway, Theresa Bogard é professora de Piano da Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos. Ela já se apresentou nos cinco continentes, com destaque para suas performances no Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, e no Ravinia’s Steans Music Institute, em Illinois, também nos Estados Unidos, com o violoncelista Misha Quint. Sua extensa discografia apresenta trabalhos que abrangem peças para piano solo e música de câmara, compostas no período Barroco, representando sua especialidade, o fortepiano, até trabalhos escritos por compositores da atualidade. Sara Lima é spalla da Banda Sinfônica de Goiás e primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Já passou por outro conjuntos, como a Orquestra de Câmara Goyazes, como chefe de naipe dos sopros, e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), como primeira flautista.

No concerto desta terça-feira, as artistas vão apresentar obras de quatro compositores brasileiros: Camargo Guarnieri (1907-1993), Estércio Marquez Cunha, Liduino Pitombeira e Brenno Blauth (1931-1993). De Guarnieri será executada a Sonatina para Flauta e Piano. De Estércio Cunha, será exibida a Sonata para Flauta e Piano. A Sonata para Flauta e Piano Número 2, de Pitombeira, e a Sonata T. 5 para Flauta e Piano, de Blauth, completam o programa.

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical, em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecerão até o final deste ano na Sala Villa-Lobos da BBM. A série é uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e a BBM, com apoio do Istituto Italiano di Cultura e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA.

O concerto de Sara Lima e Theresa Bogard, da Série Internacional de Música USP (SIM-USP), será realizado nesta terça-feira, dia 7, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. É obrigatório o uso de máscara. Mais informações estão disponíveis no site do SIM-USP.