Relação entre América Latina e Europa é tema de seminário na USP

Evento gratuito acontece nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube

Publicado: 07/05/2024
Fotomontagem Jornal da USP com imagens de Wikimedia Commons

América Latina e Europa – Para Além das Fraturas Globais. Esse é o nome do seminário internacional que será realizado nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 9h30, no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. Promovido pela Cátedra José Bonifácio da USP, o evento terá a presença do professor Pedro Dallari, diretor do IRI, do professor Celso Lafer, docente da Faculdade de Direito da USP e ex-ministro das Relações Exteriores, e do escritor Álvaro de Vasconcelos, titular da cátedra, que farão a abertura do seminário. Gratuito, o encontro será presencial, com transmissão ao vivo pelo canal do IRI na plataforma YouTube.

O seminário apresentará três mesas-redondas. A primeira delas acontece às 10 horas, com a moderação de Pedro Dallari, participação de Álvaro de Vasconcelos e da professora Monica Ellen Seabra Hirst, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A coordenadora geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab) participará a distancia dessa mesa-redonda, que tem como título Tendências Globais: Fraturas e Resistências Civis.

A segunda mesa-redonda, intitulada América Latina-Europa: Construindo Uma Agenda Ambiental, está prevista para começar às 14h30. Sob a moderação do professor João Alberto Alves Amorim, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ela terá a presença do pesquisador Paulo Magalhães, da Universidade do Porto, em Portugal. A distancia, a mesa terá também a participação da ex-presidente de 73ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Maria Fernanda Espinosa.

Já a terceira e última mesa-redonda, As Relações Mercosul/União Europeia: Como Desatar o Nó?, terá início às 16h30. Ela terá a moderação da pesquisadora Ana Paula Magna da Silva Frasca Castelhano, da Cátedra José Bonifácio, e reunirá os professores Feliciano de Sá Guimarães, do IRI, Leonardo Filipe Seixas Barreto Costa, da Universidade Católica Portuguesa, e Ricardo Abramovay, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP.

O Seminário Internacional América Latina e Europa – Para Além das Fraturas Globais, promovido pela Cátedra José Bonifácio da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 9, das 9h30 às 17hs30, no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP (Travessa do Labirinto, 286, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do IRI na plataforma YouTube.