Professor da USP faz palestra on-line sobre Murilo Rubião

Evento acontece nesta quarta-feira, dia 30, às 17 horas, com transmissão ao vivo pela plataforma Youtube

29/11/2022 - Publicado há 1 ano
O escritor mineiro Murilo Rubião (1916-1991) – Foto: Reprodução/Biblioteca Pública do Paraná

Murilo Rubião – O Pirotécnico de Si Mesmo é o título da palestra que será proferida pelo professor Fernando Paixão, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, nesta quarta-feira, dia 30, às 17 horas, no canal do Projeto Minas Mundo na plataforma Youtube. A mediação será do professor André Botelho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos coordenadores do Minas Mundo. A palestra é grátis, sem necessidade de inscrição.

O escritor mineiro Murilo Rubião (1916-1991) é um dos representantes do realismo fantástico na literatura latino-americana, ao lado de escritores como o colombiano Gabriel García Márquez – Prêmio Nobel de Literatura de 1982 -, o cubano Alejo Carpentier e os argentinos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Entre outras obras, escreveu O Ex-Mágico, de 1947, Os Dragões e Outros Contos, de 1965, O Pirotécnico Zacarias, de 1974, e A Casa do Girassol Vermelho, de 1978. Rubião tem contos traduzidos para o espanhol, o inglês, o alemão e o tcheco.

Fernando Paixão leciona literatura brasileira no IEB desde 2009. É autor de Momentos do Livro no Brasil, de 1995, vencedor do Prêmio Jabuti, e Poeira, de 2001, contemplado com o Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Foi professor visitante nas Universidades de Berkeley, da Califórnia – ambas nos Estados Unidos – e Nova de Lisboa, em Portugal.