Revista sobre língua e cultura italiana chega à 35ª edição

Novo número da “Revista de Italianística” relaciona questões históricas da língua italiana à atualidade no Brasil

Por - Editorias: Ciências Humanas

A Revista de Italianística finalizou o ano com sua trigésima quinta edição (número 35, 2017). Com o objetivo de ser um meio de divulgação da produção científica desenvolvida por docentes e pesquisadores de várias regiões do Brasil e do exterior ligados à área de Italianística, semestralmente, o periódico publica de forma alternada conteúdos que envolvem a língua e a literatura. A revista faz parte do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP.

Nos primeiros artigos foca-se em como é a situação da língua italiana nas escolas públicas brasileiras partindo do contexto da imigração italiana no Brasil. É o caso do texto A língua italiana e a escola como espaços simbólicos de disputa no início do século XX: Implicações políticas, sociais e culturais, de Deise Cristina de Lima Picanço e Maria Inês Carvalho Correia, ambas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que trata dessa questão, focalizando a situação de Curitiba, no Paraná, e mais especificamente a do Colégio Estadual do Paraná no início do século passado.

O artigo A semântica do “futuro no passado” em língua italiana, de Paula Garcia de Freitas, da UFPR, visa a expor as relações de sentido da estrutura verbal que forma a noção de ‘futuro no passado’, expressa em italiano com o condizionale passato. Já o texto Sobre a importância de ensinar Expressões Idiomáticas, produzido com a colaboração de Susana Termignoni e Maria José B. Finatto, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aborda a Fraseodidática, ou didática da Fraseologia, campo dos Estudos do Léxico onde se inserem as expressões idiomáticas.

Acesse a revista de maneira integral no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail revista_italianistica@usp.br