Orquestra Sinfônica da USP faz concerto neste sábado, dia 26

Evento acontece às 16 horas no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, com entrada grátis

24/08/2023 - Publicado há 8 meses
O maestro Tobias Volkmann – Foto: Reprodução Facebook/Osusp – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Sob a regência do maestro Tobias Volkmann, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) vai se apresentar neste sábado, dia 26, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Na apresentação, que faz parte do ciclo Concertos da Torre do Relógio, da Osusp, serão executadas cinco obras: Cello Canon, da compositora e violinista radicada em Londres, na Inglaterra, Libby Croad,  Toronubá, do compositor brasileiro Dimitri Cervo, a Sinfonia nº 6, Op. 68, conhecida como Sinfonia Pastoral, do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), Les Moutons de Panurge, do compositor e pianista estadunidense Frederic Rzewski (1938-2021), e o ricercare a seis vozes da Oferenda Musical, do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Além do concerto, haverá um encontro com o tema Imagem refletida, o tempo no espelho, que terá a participação dos professores Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, e Flávio Ulhoa Coelho, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), também da USP. A mediação será da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Como a Osusp divulgou, Tobias Volkmann desenvolve carreira de destaque no cenário musical brasileiro e já esteve como convidado à frente de mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Premiado em eventos como o Concurso Internacional de Regência Jorma Panula, na Finlândia, em 2012, e o Festival Musical Olympus, de São Petersburgo, em 2013, Volkmann vem atraindo atenção para interpretações consistentes tanto no repertório sinfônico quanto no teatro de ópera e balé. Já dirigiu a Orquestra Sinfônica Estatal de São Petersburgo, a Orquestra Sinfônica Estatal do Museu Hermitage, a Orquestra Sinfônica do Porto e a Orquestra Sinfônica do Chile, entre outros conjuntos. Ele se dedica também à Ação Social pela Música do Brasil, organização do Rio de Janeiro, e dirige regularmente concertos da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.

Cartaz de divulgação do concerto – Foto: Reprodução

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) será neste sábado, dia 26, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos neste link. Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do bairro do Butantã, vizinho à Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091- 3000.