As inscrições do Nascente USP 2023 vão até o dia 12 de junho - Foto: PRCEU/Divulgação

Nascente USP abre inscrições para sua 30ª edição

Inscrições para o tradicional concurso artístico destinado a alunos de graduação e pós-graduação da USP vão até 12 de junho

 19/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 25/05/2023 as 16:25

Texto: Emilly Gondim
Arte: Carolina Borin Garcia

Desde o dia 15 passado, as inscrições para a 30ª edição do Nascente USP estão abertas e vão até o dia 12 de junho. O programa premia projetos ou produtos artísticos de alunos da graduação, mestrado ou doutorado da USP em sete categorias: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto, cada uma com subcategorias. O trabalho declarado vencedor em cada categoria receberá o prêmio de R$ 4 mil, a título de direito autoral pelo uso da obra. Nesta edição, o programa ganhou duas novas subcategorias, Mangá/Graphic Novel e HQ, que compõem a categoria Texto.  

No ano passado, o regulamento do Nascente USP teve alterações, passando a receber a inscrição de mais de um trabalho de um mesmo estudante, desde que na mesma categoria. Essa mudança contribuiu para o programa registrar um recorde de trabalhos inscritos, com 896 obras de 655 alunos. Para este ano, o concurso busca bater o recorde novamente, a fim de proporcionar oportunidades para mais uspianos, como explica o produtor do Nascente USP, Rodrigo Monteiro. “O programa viabiliza e fomenta a apresentações dos estudantes em lugares consagrados, como o Anfiteatro Camargo Guarnieri, o Teatro da USP, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Centro Maria Antonia, entre outros”, destaca Monteiro. “Ao mesmo tempo, premia financeiramente reconhecendo o valor das obras e possibilitando que os estudantes façam mais investimentos em sua arte e desenvolvimento.”

Rodrigo Monteiro - Foto: Arquivo Pessoal

Para se inscrever no Nascente USP, os trabalhos devem ser de autoria ou coautoria do candidato, não podendo estar associados a docentes da instituição. Também é possível se inscrever em grupo. Para isso, todos os participantes devem fazer a inscrição. A Comissão Julgadora é composta de dois especialistas da USP e um externo à Universidade, em cada categoria. 

Na primeira etapa do concurso, é feita uma seleção das obras inscritas. Os autores classificados são convidados a expor seus trabalhos ao longo do ano em mostras temáticas, com apresentações públicas, de acordo com a categoria. O resultado final será anunciado no dia 24 de novembro, na cerimônia de premiação do Nascente USP. Em caso de empate o prêmio é dividido entre os ganhadores.

Registros da edição de 2021 do Programa, que voltou com adaptações em virtude da pandemia - Foto: Reprodução/PRCEU USP

Participação dos campi do interior

Em 2022, os 655 alunos participantes do concurso estavam ligados a 47 unidades de sete campi da USP. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), com quase 200 obras, e a Escola de Comunicações e Artes (ECA), com pouco menos de 150, foram as unidades que apresentaram maior número de inscrições. Do total, 406 inscritos eram alunos de graduação, 112, de mestrado, 79, de doutorado e 22, de cursos técnicos. Artes Visuais e Texto foram as categorias que tiveram mais trabalhos inscritos – 391 e 362, respectivamente -, seguidas por Música Popular (51 inscrições), Design (29), Música Erudita (23), Artes Cênicas (22) e Audiovisual (18).

“Queremos aumentar a participação dos campi do interior, porque sabemos da qualidade artística de nossos estudantes nos cursos interioranos. O concurso precisa ser conhecido para termos a adesão dos estudantes para além da capital”, diz Monteiro. No ano passado, 564 inscrições vieram da capital e apenas 91, do interior.

Criado em 1990 e mantido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o programa Nascente USP reforça a importância das artes e da cultura no meio acadêmico. Ele constitui “uma relevante iniciativa de fomento à cultura”, como se lê no site do programa. “Tradicionalmente, o concurso tem se destinado a estimular, identificar e distinguir o fazer artístico no âmbito da Universidade por meio de um concurso aberto aos estudantes da USP.”

O regulamento, a ficha de inscrição e mais informações sobre o 30º Nascente estão disponíveis no site do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.