Minicurso aborda a alfabetização científica na educação básica

Evento on-line gratuito da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece nesta terça-feira, dia 30, às 19 horas

29/08/2022 - Publicado há 2 anos
O papel do professor na iniciação dos alunos na pesquisa científica é um dos temas do minicurso desta semana da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – Foto: Reprodução/Pixabay

Alfabetização Científica na Educação Básica é o nome do minicurso on-line gratuito que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai realizar nesta terça-feira, dia 30, às 19 horas. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Os palestrantes serão os educadores Aldeni Melo de Oliveira, José Breno da Cruz e Mônica Gallon.

Entre os temas a serem abordados estão o papel do professor na iniciação dos alunos na pesquisa, as percepções e os desafios de educar através da pesquisa na educação básica, a interpretação sobre a pesquisa em sala de aula e características e atitudes da autonomia e da argumentação no processo educativo.

A Cátedra de Educação Básica da USP oferece minicursos ao longo de todo este ano. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento dos professores de educação básica no Brasil. Os minicursos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30. ​Eles são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais deseja assistir. A transmissão é sempre pelo canal da cátedra no Youtube e não é preciso se inscrever. São concedidos atestados de participação para os interessados, que devem preencher um formulário enviado durante a transmissão. Orientações sobre como obter o atestado estão disponíveis neste link.

Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.