Especialistas vão debater a formação de docentes no Brasil

Evento on-line gratuito será realizado nos dias 20 e 21 de junho, através das plataformas Zoom e Youtube

 13/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/06/2022 as 18:05
Voltados para a formação de professores em diferentes áreas, os cursos de licenciatura são estratégicos para a melhoria da qualidade da educação no Brasil – Foto: Flickr

 

Nos dias 20 e 21 de junho, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover o Colóquio Licenciaturas Interdisciplinares, Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais. O evento vai reunir professores, pesquisadores, estudantes e gestores para debater os cursos de licenciatura no Brasil. O evento será transmitido pelo canal da cátedra na plataforma Youtube, com exceção dos debates dos grupos de discussão, que não serão transmitidos. O colóquio é gratuito e não é preciso fazer inscrição.

“O evento pretende tanto avaliar o estado da arte desses cursos de formação docente no Brasil quanto incentivar a articulação de redes interinstitucionais para além da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, que potencialize tais modalidades de formação docente”, conforme divulgou a assessoria de imprensa da cátedra. “A metodologia será participativa, com construção em plenária de documento que traga estratégias de pesquisa adequadas às dinâmicas de tais cursos, bem como políticas públicas direcionadas a essas modalidades de formação docente.” Serão fornecidos certificados de participação. Informações sobre como obter os certificados estão neste link.

Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.

Programação

Abaixo, a programação completa do Colóquio Licenciaturas Interdisciplinares, Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nos dias 20 e 21 de junho de 2022.

Dia 20 de junho, das 14h às 17h30: Mesa de Abertura

Um representante de cada modalidade de curso para trazer o estado da arte da formação docente diferenciada (articulações institucionais, pedagógicas e de gestão, ingresso e permanência, entre outras questões)

Expositores: Rosenverck Estrela Santos (Universidade Federal do Maranhão), Tatiana Raquel Reis Silva (Universidade Estadual do Maranhão), Joziléia Daniza Jagso Kaingang (Universidade Federal de Santa Catarina) e Adalberto Penha de Paula (Universidade Federal do Paraná)

Debatedores: Adriana Alves (USP), Claudia Souza Passador (USP), Danilo Silva Guimarães (USP), Elie Ghanem (USP) e Rogério Ferreira (Universidade de Brasília)

Dia 20 de junho, das 19h às 21h30: Ciranda de Pesquisadores

Quatro salas on-line para apresentação de trabalhos e debate sobre: educação das relações étnico-raciais e saberes negrodescendentes; educação indígena; educação do campo; e educação quilombola.

Dia 21 de junho, das 14 às 17h30: Grupos de Discussão​

Atividade on-line, sem transmissão pela plataforma Youtube.

Composta de docentes, estudantes, pesquisadores e lideranças políticas de todos os cursos participantes do colóquio. Apenas uma sala on-line, que será dividida em cinco salas, uma para cada grupo: Currículos e Territorialidades; Estudantes: licenciandas(os) e egressa(os); Gestão Universitária Decolonial; Pesquisa e Extensão na Formação Docente Intercultural e Pluriepistêmica; e Processos Pedagógicos das Licenciaturas Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais.

Dia 21 de junho, das 19 às 21h30: Plenária Final

Relatoria dos grupos de discussão, com transmissão pela plataforma Youtube.


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