Editora da USP lança “A Invenção de Nossa América”

Lançamento nesta quinta-feira, dia 27, na USP, é parte do 6º Congresso de História Intelectual da América Latina

24/07/2023 - Publicado há 9 meses
“Os ensaios do livro pertencem à área da história das ideias e da história das elites culturais nos nossos países”, afirma o intelectual argentino Carlos Altamirano, autor da obra – Foto: Reprodução/Wikipedia

+ Mais

“Os intelectuais” será tema principal do Congresso de História Intelectual da América Latina

A Invenção de Nossa América, de Carlos Altamirano, é o título do livro que a Editora da USP (Edusp) vai lançar nesta quinta-feira, dia 27, às 18 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária, em São Paulo, com a presença do autor. O lançamento do livro é um dos eventos do 6º Congresso de História Intelectual da América Latina (Chial), que se realiza nesta semana na USP. Com o tema “Os Intelectuais”, o congresso começa nesta terça-feira, dia 25, e se estende até dia 28, sexta-feira. A entrada é gratuita. A programação completa do 6º Chial está disponível neste link.

Capa do livro que será lançado nesta quinta-feira, dia 27, pela Editora da USP – Foto: Reprodução

“Os ensaios deste livro pertencem à área da história das ideias e da história das elites culturais nos nossos países, dois campos que fazem parte daquilo que chamamos história intelectual, pelo menos na América Latina”, afirma Carlos Altamirano, em entrevista publicada no site da Edusp (leia neste link). Graduado em Letras pela Universidade Nacional del Nordeste, em Corrientes, na Argentina, Altamirano é um dos principais intelectuais argentinos da atualidade. Atuou como professor da Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina, e como pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), também da Argentina. É membro do Centro de Historia Intelectual (CHI) da Universidad Nacional de Quilmes, em que integra o conselho diretor da revista Prismas.

O lançamento do livro A Invenção de Nossa América, de Carlos Altamirano, será nesta quinta-feira, dia 27, às 18 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa (Avenida Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4149 e pelo e-mail divulga@usp.br.