Concerto reúne pela primeira vez orquestras da USP, Unesp e Unicamp

Apresentação acontece neste domingo, dia 28, no Memorial da América Latina, em São Paulo

25/08/2022 - Publicado há 2 anos
Fotomontagem com imagens de Marcos Santos/USP Imagens, Reprodução/Facebook e Reprodução/YouTube por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

Pela primeira vez na história, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Orquestra Acadêmica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) vão se apresentar juntas num mesmo concerto. Neste domingo, dia 28, às 19 horas, no Memorial da América Latina, em São Paulo, elas vão exibir um repertório baseado principalmente em música brasileira. Com o tema A Semana de 22 Revisitada, o concerto reunirá mais de cem músicos dos três conjuntos. Ele é uma das iniciativas do projeto de integração promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), iniciado neste ano, como foi noticiado pelo Jornal da USP (leia mais aqui).

No concerto, serão exibidas obras de Henrique Oswald, Francisco Braga, J. Delgado de Carvalho, Paulo Costa Lima, Ernani Aguiar, Heitor Villa-Lobos e Ivenise Nitchepurenco. Violinista formada pelo Instituto de Artes da Unesp, Ivenise integra atualmente a Orquestra Sinfônica da Unicamp. A Abertura do Festival Acadêmico (Akademische Festouvertüre), do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897), completa o programa. A obra foi composta em 1880, como uma homenagem à Universidade de Breslau, na Alemanha, por ter concedido a Brahms o título de Doutor Honoris Causa.

Criada em 1975 pelo professor, compositor e regente Camargo Guarnieri, a Osusp é a mais antiga das três orquestras e formada por músicos profissionais. A Orquestra Sinfônica da Unicamp, que em 2022 completa 40 anos, também é um corpo artístico profissional. Já a Orquestra Acadêmica da Unesp foi fundada em 2007 e é integrada por alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Unesp.

O concerto A Semana de 22 Revisitada, com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), a Orquestra Sinfônica da Unicamp e a Orquestra Acadêmica da Unesp, será realizado neste domingo, dia 28, às 19 horas, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina (Avenida Mário de Andrade, 664, portão 15, Barra Funda, em São Paulo, próximo ao Metrô e Terminal Barra Funda). Grátis.