Cinema da USP traz ação, fugas e perseguições em nova mostra

Em cartaz até 24 de setembro, "Pulsão de Fuga" apresenta 17 longas-metragens, sessão de curtas e a Maratona John Wick

04/09/2023 - Publicado há 8 meses

Texto: Adrielly Kilryann*

Arte: Gabriela Varão**

Banner da mostra Pulsão de Fuga, do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) – Foto: Reprodução/Cinusp

“Perseguidores implacáveis, fugitivos internacionais, ritmos e sons intensos e algumas das sequências de ação mais impressionantes que somente o cinema pode mostrar” estão presentes na nova mostra do Cinema Paulo Emílio da USP (Cinusp). Até 24 de setembro, o público pode conferir em Pulsão de Fuga, gratuitamente, algumas das mais emocionantes narrativas que marcaram a história do cinema e que, até hoje, nos fazem ofegar nas salas de cinema.

Dos clássicos do cinema de ação como A General (1926), de Buster Keaton, ao terror psicológico Corrente do Mal (2014), de David Robert Mitchell, a curadoria do Cinusp selecionou 26 longas e curtas-metragens nos quais “o corpo e o movimento dos personagens na tela são colocados antes de qualquer tipo de racionalização”. Com isso, o público vai encontrar produções de “ritmos intensos, em que as opções são fugir ou ser capturado”, incluindo “algumas das sequências de ação mais impressionantes que somente o cinema pode mostrar”.

A velocidade, a tensão e o suor são elementos que impulsionam as histórias e fazem com que os espectadores fiquem com os olhos grudados na tela. É o caso de Em Ritmo de Fuga (2017), do diretor Edgar Wright, que une a ação e a musicalidade em cenas frenéticas de perseguição em alta velocidade. Baby (Ansel Elgort) é um talentoso piloto de fuga que, sem nunca deixar o seu iPod de lado, utiliza a música como guia para seus escapes.

A fuga em quatro rodas também é o mote do distópico Mad Max 2: A Caçada Continua (1981). Em terras pós-apocalípticas, o combustível é o bem mais valioso e o que rege as caçadas. O sucesso do veloz, furioso e silencioso Max foi tanto que rendeu uma sequência premiada 24 anos após o seu lançamento e um novo longa que ainda será lançado, em 2024.

Alguns dos maiores diretores da história da sétima arte não poderiam ser deixados de fora. Em Encurralado (1971), longa de estreia de Steven Spielberg, um empresário enfurece um motorista de caminhão ao ultrapassá-lo no deserto da Califórnia e acaba sendo perseguido. Uma história aparentemente simples de briga no trânsito ganha um crescente tom de angústia e desespero, em ritmo aceleradíssimo.

Também tem Alfred Hitchcock com Intriga Internacional (1959). Considerado um precursor dos filmes de espionagem, o enredo coloca o protagonista em uma trama de conspiração envolvendo cenários e situações impressionantes. Após ser acusado de um assassinato que não cometeu, um publicitário tem que lutar para provar sua inocência e, ao mesmo tempo, escapar da polícia e dos criminosos à sua procura.

Ainda entre as produções de Hollywood, tem Arnold Schwarzenegger dirigido por James Cameron em O Exterminador do Futuro (1984), primeiro filme da trilogia que influenciou fortemente a cultura pop e é considerado precursor no cinema de ficção científica. Em 2029, num período distópico governado pelas máquinas, um ciborgue é enviado de volta para 1984 com a missão de matar a mãe do futuro líder de uma rebelião contra as máquinas.

Já no cinema francês, o Cinusp apresenta outra fuga emocionante. Em O Círculo Vermelho (1970), do francês Jean-Pierre Melville, três ladrões com passados diferentes se reúnem para roubar uma joalheria. Um detetive, no entanto, começa a persegui-los.

Além dos longas-metragens, há ainda duas sessões especiais que os espectadores podem correr para conferir. Em uma compilação de clássicos animados, a Sessão Especial de Curtas Animados traz algumas das duplas mais famosas da televisão (Tom e Jerry, Coiote e Papa-Léguas, Hortelino e Pernalonga e Wallace e Gromit), além de uma das primeiras animações da Pixar, Tin Toy (1988). Já em 22 de setembro, a Maratona John Wick traz os quatro filmes da franquia neo-noir em mais de oito horas seguidas de ação.

Desenhos animados também estão na mostra do Cinema da USP – Foto: Reprodução/Cinusp

No dia 22, a "Maratona John Wick" vai mostrar os quatro filmes da franquia – Foto: Reprodução/Cinusp

A mostra Pulsão de Fuga está em cartaz até 24 de setembro, às 16 e às 19 horas, de segunda a sexta-feira, na sala do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo) e às 16 e 18 horas, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258/294, na Vila Buarque, região central de São Paulo), aos sábados e domingos. Entrada grátis. Mais informações e a programação completa da mostra estão disponíveis no site do Cinusp.

* Estagiária sob supervisão de Roberto C. G. Castro

**Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado