Cinema da USP exibe filme sobre expedição à Amazônia

Documentário retrata viagem de pesquisadores ao extremo norte do Brasil em busca de espécies de vida desconhecidas

12/12/2023 - Publicado há 5 meses

Da Redação
Arte:
Carolina Borin*

Documentário No Topo da Amazônia – Em Busca de Novas Espécies - Foto: Divulgação/Herton Escobar

Uma expedição de pesquisadores a um dos lugares mais remotos da Terra, a Serra do Imeri, localizada nas áreas altas da Floresta Amazônica, é retratada no documentário No Topo da Amazônia – Em Busca de Novas Espécies, que o Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp) vai exibir nesta quinta-feira, dia 14, às 20hs30. A entrada é grátis, mas está sujeita à lotação da sala. Reservas podem ser feitas pelo e-mail contato@tochafilmes.com.br.

Entre sapos cantantes e bromélias gigantes: cientistas descobrem novas espécies em montanhas isoladas da Amazônia

Realizada em novembro de 2022, a expedição reuniu 14 pesquisadores da USP e de outras três instituições de pesquisa – a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), de Paris, na França. Em 12 dias de atividades, eles recolheram amostras de espécies vegetais e animais até então desconhecidas, que agora serão descritas pela primeira vez. “Estamos preenchendo uma página em branco na história da biodiversidade brasileira”, disse o professor Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências (IB) da USP, ao repórter Herton Escobar, do Jornal da USP, que acompanhou a expedição e escreveu uma reportagem sobre a viagem (disponível neste link). Rodrigues foi o mentor do projeto de explorar a Serra do Imeri – localizada a 1.875 metros de altitude, no extremo norte do Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela – e liderou a equipe de pesquisadores.

Com 52 minutos de duração, o documentário No Topo da Amazônia – Em Busca de Novas Espécies mostra o trabalho de coleta de espécimes feito pelos pesquisadores na densa floresta da Serra do Imeri, em meio a lama, frio, chuva, névoa e solo instável. A direção é de Gui Stockler e Sylvio Rocha. “Para chegar a este momento importante da ciência brasileira, em um campo onde nenhum cientista ainda tinha pisado, uma logística de quase um ano foi necessária, coordenada pelo Exército brasileiro”, destacou a produção do documentário em nota.

Assista neste link ao trailer do documentário No Topo da Amazônia – Em Busca de Novas Espécies.

Assista no link abaixo ao vídeo Expedição Serra do Imeri – Uma Aventura Científica no Alto da Amazônia, produzido pelo Jornal da USP e publicado em março deste ano.

O documentário No Topo da Amazônia – Em Busca de Novas Espécies, será exibido nesta quinta-feira, dia 14, às 20h30, no Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), localizado no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). A entrada é grátis, mas está sujeita à lotação da sala. Reservas podem ser feitas pelo e-mail contato@tochafilmes.com.br.

*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado