Cantos populares do Brasil são destaque na Rádio USP

Programa “Via Sampa” traz entrevista com o grupo Goma-Laca, que pesquisa música brasileira tradicional

 22/07/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
A cantora lírica brasileira Elsie Houston, autora de Chants Populaires du Brésil, lançado em Paris em 1930 – Foto: Wikipedia Commons

Em 1930, a cantora lírica e folclorista brasileira Elsie Houston (1902-1943) lançou em Paris, na França, o livro Chants Populaires du Brésil, que reunia canções tradicionais de diferentes gêneros, entre eles modinhas, emboladas, ritmos do candomblé, cocos, jongos e cantigas indígenas.

Quase 90 anos depois, músicas registradas por Elsie foram gravadas pelo grupo Goma-Laca no CD Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston, que acaba de ser lançado nas plataformas digitais. O disco reúne 20 canções presentes no livro, que é raro e não tem edição em português. Um exemplar dessa obra pertenceu a Mário de Andrade e hoje está guardado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, que preserva o acervo do escritor modernista.

Os idealizadores do Goma-Laca, Bianca Maria e Ronaldo Evangelista, apresentaram o novo trabalho do grupo no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 16 de julho de 2019. Bianca faz mestrado no IEB, sob orientação da professora Flávia Toni.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista de Bianca Maria e Ronaldo Evangelista no programa Via Sampa.

O grupo Goma-Laca se dedica a pesquisar a música popular brasileira gravada em discos de 78 rotações. O nome do grupo é inspirado no material com que esse tipo de disco era fabricado – a goma-laca. O primeiro CD do grupo, Afrobrasilidades em 78 Rotações, foi lançado em 2014. O CD com as músicas de Chants Populaires du Brésil é seu segundo trabalho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.