Ilustração extraída do vídeo Liga de Cirurgia e Transplante FMRP

Vídeos orientam sobre o que é transplante renal e como é a vida após o procedimento

Material desenvolvido pela Liga de Cirurgia e Transplante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP está disponível no YouTube

 06/12/2022 - Publicado há 1 ano

Texto: Giovanna Grepi

Mais do que responsáveis pela formação da urina, os rins são órgãos essenciais para eliminação de toxinas, como ureia e creatinina, e do excesso de água, sais e eletrólitos; e ainda tem participação na produção de hormônios. Ou seja, os rins são muito importantes para o corpo humano e a insuficiência no órgão pode ser um risco para a vida.

O melhor tratamento para casos de pessoas com perda do funcionamento dos rins por causa de doenças renais crônicas em estágio avançado é o transplante. Para ampliar o conhecimento dos pacientes e dos familiares sobre o que é o transplante renal e como é a vida após o procedimento, a Liga de Cirurgia e Transplante (Lacet) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP desenvolveu dois vídeos educativos de curta duração.

“O objetivo foi integrar pesquisa e ensino para produzir um material que pudesse contribuir com a sociedade. A divulgação do material está sendo feita pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos para que os médicos que tratam destes pacientes possam divulgá-los às pessoas portadoras de doença renal crônica”, explica Elen Almeida Romão, professora do Departamento de Clínica Médica da FMRP e coordenadora do projeto.

Além disso, uma banca de especialistas de diversas áreas, como nefrologistas, urologistas, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais, contribuíram para enriquecer o conteúdo com diferentes visões. “Validamos a importância do vídeo com aplicação de um questionário aos pacientes antes e depois de assistirem ao conteúdo. Identificamos um aumento significativo do conhecimento com número de acertos maior após a visualização”, diz a professora.

Elen Almeida Romão - Foto: Researchgate
Elen Almeida Romão - Foto: Researchgate

O projeto, que recebeu apoio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do Banco Santander, contou com a colaboração dos professores Carlos Augusto Fernandes Molina, do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP, e Mayra Gonçalves Menegueti, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Clique aqui para acessar os vídeos.

Ilustração extraída do vídeo Liga de Cirurgia e Transplante FMRP

O que é um transplante renal?

“O transplante renal é um tratamento em que o rim de uma pessoa saudável, que é o doador, é utilizado em pessoas que perderam o funcionamento dos órgãos, que é o receptor. A doação pode ser feita por doador vivo, que é um familiar próximo ou cônjuge, ou falecido, depois de constar morte encefálica e da autorização da família”, explica a nefrologista e professora Elen.

Após o médico verificar a necessidade do transplante, o paciente é incluído em uma lista de espera por um rim de doador falecido, que é única para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada. A escolha da pessoa que receberá o transplante depende da compatibilidade sanguínea, genética e imunológica para evitar a rejeição ao órgão.

Clique aqui ou no player abaixo para assistir ao vídeo Afinal, o que é um transplante renal e entenda todo o processo.

A vida após o transplante renal

O sucesso do transplante está relacionado com diversos fatores, como condição do órgão doado, da saúde do receptor e das possíveis complicações cirúrgicas e clínicas. “A rejeição e a infecção são as principais causas de insucesso e o paciente deve ficar alerta se tiver febre a partir de 37,8 °C, aumento de volume ou dor no local da cirurgia, urina turva ou com sangue, diminuição do volume urinário, descontrole da pressão arterial, ganho de peso em pouco tempo, entre outros”, explica.

Sendo assim, as recomendações médicas na vida após o transplante envolvem a manutenção da higiene da casa, usar o tratamento medicamentoso indicado pelo médico, realizar atividades físicas, alimentação balanceada e retornos frequentes às consultas no centro transplantador.

Clique aqui para assistir ao vídeo A vida após o transplante renal e entenda outros aspectos importantes na vida pós-procedimento.

Mais informações: earomao@fmrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.