Sessões de cinema gratuitas são destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (19/9)

O longa desta terça-feira é o filme “Sonhos Tropicais”, que começa às 18h30, no Museu da Imagem e do Som

19/09/2023 - Publicado há 8 meses
Sonhos Tropicais, longa-metragem brasileiro, do diretor André Sturm – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (19/9) traz como destaque as sessões de cinema gratuitas, que acontecem toda terça-feira, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Ribeirão Preto. O filme escolhido para esta terça-feira é Sonhos Tropicais, do diretor André Sturm, que narra a história da polonesa Esther, que vem ao Brasil com a promessa de se casar e construir uma família. No entanto, Esther logo descobre que a proposta de casamento era apenas uma farsa, com o objetivo de trazer ao país jovens polonesas para trabalharem como prostitutas nos bordéis da cidade. Em paralelo, o filme mostra Oswaldo Cruz, que começa sua ascensão na medicina local, assumindo o comando do Instituto Soropédico de Manguinhos, onde pesquisa a cura de doenças como a peste e a febre amarela. As medidas de Cruz se mostram eficazes. Até que, na tentativa de extinguir a varíola, propõe que maiores de seis meses sejam vacinados, desencadeando a Revolta da Vacina. A sessão tem início às 18h30, no MIS, na Rua Cerqueira César, 371. A atividade é gratuita.

Além de cinema, nesta terça-feira tem a peça O Sorriso de Mona Lisa, na programação do 19° Festival de Teatro TPC. Com uma hora e meia de duração, o espetáculo narra a história de Katherine Watson, uma professora liberal que vive na Inglaterra, no ano de 1950, e sonha em ajudar mulheres a se tornarem independentes. A apresentação começa às 20h, no Teatro Municipal, na Via São Bento, Campos Elíseos. O espetáculo é gratuito e os ingressos devem ser retirados na Escola de Teatro TPC, que fica na Rua Comandante Marcondes Salgado, 731, ou presencialmente na bilheteria do teatro. Para mais informações, a Escola de Teatro TPC disponibiliza os números 3964-5549 ou 16 98134-6508.

E nesta quarta-feira, logo pela manhã, também dentro da programação do 19° Festival de Teatro TPC, tem a peça O Pequeno Príncipe, baseada na obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry. A peça narra a história de um piloto que cai com seu avião no deserto e encontra uma criança, que se apresenta como o Pequeno Príncipe, e diz ter vindo de um pequeno planeta distante. Ali, junto ao piloto perdido, os dois compartilham suas histórias e repensam seus valores. O espetáculo será amanhã e terá duas sessões, às 9h30 e às 14h, no Teatro Municipal. A classificação é livre, a entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na Escola de Teatro TPC ou amanhã na bilheteria do teatro.

A Biblioteca Sinhá Junqueira realiza mais uma edição do Ativamente – Saúde em Movimento, para o público da terceira idade. Respeitando os limites de cada corpo, o Ativamente administra aulas de atividades físicas, com duração de uma hora, conduzidas por uma fisioterapeuta e bailarina. Para participar do Ativamente, é necessário usar roupas confortáveis, além de levar uma garrafa de água. A aula em grupo começa às 15h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547, é gratuita e não necessita de inscrições.

A Fundação do Livro promove o bate-papo sobre finanças Economia Criativa, a fim de promover um diálogo para a construção de políticas públicas. O bate-papo será às 18h30, na Fundação do Livro e Leitura, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América. O evento é gratuito.

E nesta terça-feira têm continuidade os eventos da programação da Jornada Municipal do Patrimônio Cultural e Primavera dos Museus 2023, um bate-papo sobre patrimônio imaterial e educação patrimonial, no Museu Casa da Memória Italiana, com Vinicius Barros, Nainora Freitas e Bruno Lucas e mediação de Mônica Oliveira. O objetivo é discutir o patrimônio imaterial, sua diversidade e importância para a manutenção da memória de uma comunidade. Ao final do bate-papo, tem cortejo do Maracatu Baque Mulher Ribeirão Preto, grupo local formado por mulheres, além de samba de roda, com o grupo Samba da Opinião. O evento é aberto e gratuito, tem início às 19h na Casa da Memória Italiana, na Rua Tibiriçá, 776.

Nas dicas de bares com música ao vivo, o Bar do Chorinho recebe o grupo Frito à Siqueira, às 19h30, com couvert a R$ 10. O grupo toca as músicas mais famosas do samba brasileiro. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588.

*Estagiária, com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.