Show de Ellen Oléria é o destaque do “Express Cultura” desta quarta-feira (20/9)

A cantora homenageia Beyoncé, um dos principais nomes do pop mundial, amanhã, às 20h, no Theatro Pedro II

20/09/2023 - Publicado há 8 meses
Cantora brasileira Ellen Oléria – Foto: uly.nogueira
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quarta-feira (20/9) traz como destaque o show da cantora Ellen Oléria, que apresenta, nesta quinta-feira, homenagem à cantora Beyoncé, um dos principais nomes do pop mundial. A brasileira resgata faixas de sucesso de diversas fases da carreira da cantora norte-americana e canta as mais conhecidas, desde Say My Name e Survivor, até Who Run the World (Girls) e Crazy In Love. O show será amanhã, às 20h no Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 370. Os ingressos já estão à venda no site do Sesc (sescsp.org.br) e custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada. A compra também pode ser feita na bilheteria do teatro a partir das 17h.

Nesta quarta-feira tem a performance poética Aya: Palavras que Resistem e Florescem, com o grupo Sarau das Pretas. O grupo celebra mulheres pretas que resistiram ao longo do tempo, inspirando outras artistas através de poemas e músicas autorais. Toda a estrutura da apresentação tem como fio condutor os ensinamentos da filosofia Adinkra, com enfoque no ideograma Aya. A filosofia Adinkra é um sistema de pensamento originado entre o povo Akan da África Ocidental, que se baseia em símbolos gráficos conhecidos como ideogramas Adinkra. Cada ideograma representa um conceito ou valor específico e é usado para transmitir mensagens e ensinamentos. O ideograma Aya, em particular, representa a perseverança, a resistência e a determinação diante dos desafios e adversidades da vida. Com lotação máxima de 60 lugares, a atividade gratuita começa às 20h, no Galpão do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local do evento.

Já no Sesi, o grupo Entre Malungos apresenta o show Semba, a Matriz Africana do Samba, que retrata em suas canções uma movimentação sacra, atrelando o samba ao banto africano, levando ao público a memória viva de uma etnia afrodescendente. O projeto apresenta uma diversidade de ritmos e linguagens, desde Sambada de Coco, Capoeira e Samba Enredo até Afoxé, Batuque de Umbigada, Samba de Roda da Bahia e Ciranda. O show será no Teatro do Sesi, Rua João Ignachiti, 20, no Jardim Castelo Branco, às 19h30, com entrada gratuita e reserva de ingressos em www.sesisp.org.br, através do “meu sesi”.

No Espaço Cultural e de Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) na USP tem a exposição Diário 366, do artista Bruno Novaes, com curadoria de Júlia Lima. Na mostra, são exibidas páginas do diário do artista, diversos objetos que compõem este projeto e o seu livro lançado em 2021. A exposição pode ser visitada até o dia 1 º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O Eceu fica na Avenida Nove de Julho, 980.

E o 19° Festival de Teatro TPC continua hoje, com a peça O Vale do Desespero.  Com uma hora e meia de duração, o espetáculo traz como temática principal a possibilidade do fim do mundo. O público acompanha as consequências da previsão de Malaquias Destino. Alguns o chamam de louco, outros de bêbado, até mesmo de mentiroso, mas alguns acreditam que o mundo vai acabar. A apresentação começa às 20h, no Teatro Municipal, na Via São Bento, nos Campos Elíseos. O preço do espetáculo varia de R$ 20 a R$ 40, e os ingressos devem ser retirados na Escola de Teatro TPC, Rua Comandante Marcondes Salgado, 731, ou presencialmente na bilheteria do teatro. Mais informações pelas telefones (16) 3964-5549 ou (16)  98134-6508.

Nesta quarta-feira continuam os eventos da programação da Jornada Municipal do Patrimônio Cultural e Primavera dos Museus 2023, um bate-papo sobre memória e patrimônio cultural na literatura com Tatiana Adas, Cordeiro de Sá e Professor Lages, e mediação por Fernanda Dias. Ao final do bate-papo, tem roda de capoeira com o grupo Cativeiro. O evento é aberto e gratuito, tem início às 20h no Palácio do Rio Branco, Praça do Rio Branco s/n.

Nas dicas de bares com música ao vivo, na Vila Dionísio, tem tributo a Elton John. O cantor inglês é um dos músicos mais icônicos e influentes da história da música pop e rock, e ao longo de sua carreira lançou uma quantidade impressionante de álbuns de sucesso. Ele é conhecido por canções como Rocket Man, Your Song, Candle in the Wind, Crocodile Rock e muitas outras. Vendeu mais de 300 milhões de discos em todo o mundo e recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo cinco Grammy Awards e um Oscar. A banda sobe ao palco às 22h, na Vila Dionísio, na Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso deve ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente e custa R$ 15.

E, nesta quinta-feira, logo pela manhã, a turma da Apae Brodowski e a professora Malau farão uma apresentação musical para os visitantes do Museu Casa de Portinari de Brodowski. A iniciativa homenageia a Luta da Pessoa com Deficiência. O evento será às 10h, no Museu Casa de Portinari, que fica na Praça Candido Portinari, 298.

*Estagiária, com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.