Festival de Teatro TPC é o destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (18/9)

A apresentação desta segunda-feira é a peça “Nada É o que Parece”, que começa às 20h, no Teatro Municipal

18/09/2023 - Publicado há 8 meses
Os espetáculos da programação do 19° Festival de Teatro TPC são gratuitos – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta segunda-feira (18/9) traz como destaque o décimo nono Festival de Teatro TPC. As apresentações começam nesta segunda-feira com o espetáculo Nada É o que Parece. Com classificação indicativa de 14 anos, a sinopse da peça, com só uma linha, é intrigante: “Quando o caminho é longo, uma boa história vale o trajeto”. Cheia de conflitos, a comédia começa às 20h, no Teatro Municipal, que fica na Via São Bento, nos Campos Elíseos. O espetáculo é gratuito e os ingressos devem ser retirados na Escola de Teatro TPC, que fica na Rua Comandante Marcondes Salgado, 731, ou presencialmente na bilheteria do teatro no dia do evento. Para mais informações, a Escola de teatro TPC disponibiliza os números 3964-5549 ou 16 98134-6508.

E nesta terça-feira, logo pela manhã, também dentro da programação do Festival de Teatro TPC, tem a peça O Pequeno Príncipe, baseada na obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry. A peça narra a história de um piloto que cai com seu avião no deserto e encontra uma criança, que se apresenta como o Pequeno Príncipe, e diz ter vindo de um pequeno planeta distante. Ali, junto ao piloto perdido, os dois compartilham suas histórias e repensam seus valores. O espetáculo será amanhã e terá duas sessões, às 9h30 e às 14h, no Teatro Municipal. A classificação é livre, a entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados na Escola de Teatro TPC ou presencialmente na bilheteria do teatro no dia do evento.

Ainda em Ribeirão Preto, tem programação da Jornada Municipal do Patrimônio Cultural e Primavera dos Museus 2023, um bate-papo sobre patrimônio, museus e diversidade, que será no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), com Nilton Campos, Henrique Vichnewski e Ana Cirigliano, com mediação de Gabriel Azarias. O objetivo é refletir sobre os espaços de memória, sua ocupação e como estes lugares dialogam com a diversidade e representatividade. O evento é aberto e gratuito, tem início às 19h no Marp, que fica na Rua Barão do Amazonas, 323.

Também tem a exposição Acúmulo Descarte, na Casa Abaeté. As obras do artista Rogerio Baldini foram criadas usando somente materiais de descarte de construções civis. São madeiras acumuladas por mais de 40 anos, desde a sua infância, quando acompanhava o seu pai em obras e resgatava pedaços descartados, os levava para casa e criava objetos para brincar. A mostra também apresenta pinturas que resultam de experimentações com a cor e com a geometria, que é recorrente em sua produção. A exposição, gratuita e aberta a todos os públicos, pode ser visitada até dia 30 de setembro, na Casa Abaeté, na Rua Visconde de Abaeté, 820, de terça-feira a sábado, das 16h às 19h30, e faz parte da programação do 48° SARP, Salão de Arte de Ribeirão Preto.

A exposição Lancinante, da artista Tatiana Ferraz, também está na cidade, e faz parte do 48° SARP. A mostra é fruto da experiência de viver em grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais cercado, produzindo uma paisagem fortificada. A exposição traz um conjunto de obras que exploram a vida urbana e recortes do isolamento social, devido à covid-19. A exposição está no piso térreo do Museu de Arte de Ribeirão Preto, que fica na Rua Amazonas, 323, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30. A exposição é gratuita.

Já no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, o Núcleo Educativo do museu compartilha uma tradição de milênios, passada de geração a geração: o cultivo de plantas e ervas utilizadas no preparo de receitas tradicionais para a culinária e para curar indisposições. A família Portinari, de origem italiana, aplicava no dia a dia o conhecimento popular de plantio e cultivo de temperos e ervas medicinais. O evento é nesta terça-feira, às 10h, no Museu Casa de Portinari, que fica na Praça Candido Portinari, 298, centro da cidade de Brodowski. O bate-papo é gratuito e, para mais informações, o museu disponibiliza o telefone 3664-4284.

Nas dicas de bares com música ao vivo, hoje tem o projeto Segunda de Lei, no Bar do Chorinho, onde o grupo Samba da Ressaca se apresenta às 19h30, com couvert de R$ 10 para sua roda de choro semanal. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588.

Como acontece toda segunda-feira, o grupo Choro da Casa se reúne, na Praça Quinze de Novembro, para manter sua tradição semanal. O evento musical começa às 20h30, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. Além disso, os participantes podem colaborar no encontro com sua voz ou seus instrumentos. A Praça Quinze fica no Centro, em frente ao Theatro Pedro Segundo.

*Estagiária, com orientação de Mel Vieira e Gabriel Mendeleh; edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.