“Série Energia”: A biomassa é insumo sustentável na geração de energia

Resíduos oriundos das atividades agrícolas e agroindustriais são recursos renováveis e menos nocivos ao meio ambiente

 30/06/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 03/07/2023 as 11:45
Por
Biomassa vira insumo para produção de energia elétrica – Foto: Pixabay
Logo da Rádio USP

Os resíduos agrícolas e os provenientes do beneficiamento agroindustrial são um grande problema ambiental, social e econômico no Brasil e no mundo, por isso o aproveitamento da biomassa deve ser tratado com vital importância. A usina da biomassa é uma das melhores alternativas para a destinação desses resíduos. Ela converte o calor da queima dos materiais orgânicos em energia, de modo que a combustão é uma das formas mais comuns de conversão da biomassa em energia elétrica, conhecida como cogeração de energia, processo semelhante às usinas termelétricas. 

Produto da matéria orgânica oriunda de vegetais ou animais, a biomassa é o resíduo que deriva apenas de organismos vivos. Resumidamente, são os restos da pecuária, da agricultura e de outras atividades, além da parte biodegradável de resíduos sólidos, como a lenha, bagaço da cana-de-açúcar, papel e papelão usados, serragem de madeira, galhos e folhas de árvores, lodo de estações de tratamento de esgoto etc.

Para a queima da biomassa no processo de transformação em energia elétrica são utilizadas caldeiras que geram vapor e movimentam as turbinas que convertem a força motriz em energia elétrica. Isto sinaliza um uso econômico desse composto, que pode ser caracterizado como fonte de energia renovável passível de ser usada na própria cadeia produtiva agroindustrial, e caso haja volume excedente de energia, pode ser comercializada para o sistema elétrico nacional pelo mercado livre de energia.

A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia é muito menos nocivo ao meio ambiente, podendo em alguns casos resultar em captura de carbono. Em um cenário onde as perspectivas atuais e futuras apontam cada vez mais para o uso de energias limpas ao invés de combustíveis fósseis, que são fontes finitas e produzem gases do efeito estufa, a biomassa se mostra como mais uma opção viável, possível, sustentável e com significativo potencial de expansão.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com o engenheiro de Alimentos Renato Malone de Souza. A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.