“Série Energia”: A diferença entre matriz energética e matriz elétrica ajuda a entender o problema energético

“Série Energia” retorna depois da pausa de final de ano com explicações de conceitos importantes sobre fontes energéticas

 04/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/06/2023 as 12:18
Por
energia

 

Logo da Rádio USP

Quando se fala sobre fontes de energia no Brasil e também no mundo, é fundamental saber a diferença entre os conceitos de matriz elétrica e o de matriz energética. Mas antes de detalhar cada uma delas, é preciso primeiramente entender a diferença entre energia e energia elétrica. É com a explicação dessas diferenças que a Série Energia retorna à Rádio USP Ribeirão Preto, mais precisamente no Jornal da USP no Ar – Edição Regional, depois da pausa de final de ano e férias escolares.

A energia é um conceito abrangente, e é definido pela física como a capacidade de realizar trabalho ou de desempenhar uma ação. Na prática, necessitamos dela para preparar nossa comida, acender a luz, movimentar veículos, etc. Já a energia elétrica, por sua vez, é uma forma de energia que diz respeito à capacidade específica de trabalho de uma corrente elétrica. É dela que precisamos para ligar os nossos aparelhos eletrônicos e acender a luz.

Com essas definições, podemos facilmente entender nossas matrizes. Elas mostram qual o porcentual de participação de cada fonte de energia em relação ao total, sendo na energética as fontes utilizadas para gerar energia no geral e na matriz elétrica as fontes disponíveis para a geração da eletricidade.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.