Como planejar e apresentar seminários? E-book gratuito orienta universitários

Obra de professor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP está disponível on-line e pretende ajudar estudantes e professores na realização deste tipo de apresentação acadêmica

16/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 19/06/2023 as 16:45

.
Com seis capítulos e 95 páginas, o e-book Seminários: Como Planejar e Apresentar foi lançado pelo professor Fabio Scorsolini-Comin, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, com apoio do Centro de Apoio Editorial da EERP (CAEd). A obra aborda estratégias de ensino e aprendizagem através dos seminários e seu conteúdo aborda desde o que é um seminário, passando por sua apresentação até aspectos emocionais envolvidos na construção desta atividade acadêmica.

Destinado a estudantes do ensino superior, de graduação e pós-graduação, o material também pode ser utilizado pelos professores para auxiliar no desenvolvimento acadêmico dos alunos. Para Scorsolini, os seminários se enquadram nas chamadas metodologias ativas, que investem na horizontalização da relação professor-aluno, proporcionando uma ruptura no ensino tradicional e atribuindo ao estudante protagonismo.

O livro propõe ultrapassar a descrição simplista do que é um seminário, muitas vezes “concebido apenas como uma apresentação oral de um trabalho
previamente desenvolvido, ele acaba sendo um relato, uma transposição, não possuindo um objetivo em si mesmo”, destaca o autor.

“Proponho utilizar o seminário como uma estratégia de ensino e aprendizagem. E o que vem a ser isso? De modo simplificado, o seminário assume, nessa descrição, a possibilidade de ser empregado tanto para ensinar algo a alguém como permitir que alguém aprenda nesse processo de preparação e apresentação”, explica, ressaltando que essa visão valoriza o seminário como uma estratégia, já que passa a ter um objetivo de aprendizagem.

Publicação traz estratégias para realização de seminários – Foto: Reprodução/CAEd EERP

.
A publicação trata da preparação do seminário, dividindo em quatro passos: a construção do roteiro, recomendações para a organização do tempo, para organização do conteúdo e quanto à forma a ser adotada. Depois, nos capítulos seguintes, o livro traz orientações para a apresentação e sobre os aspectos emocionais que devem ser levados em conta na apresentação. Por fim, aborda como poderá ser feita a avaliação do seminário e os erros mais comuns nesse tipo de apresentação..

O livro pode ser acessado gratuitamente neste link.

Fabio Scorsolini-Comin – Foto: Arquivo Pessoal

Fabio Scorsolini-Comin é graduado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, possui licenciatura em Pedagogia e Letras, é professor associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP que é Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem. Tem mestrado e doutorado em Psicologia também pela USP e amplo envolvimento em atividades editoriais. Atua nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento, sendo que seus principais interesses de pesquisa envolvem as seguintes temáticas: Religiosidades e espiritualidades no cuidado em saúde; Famílias: conjugalidades e parentalidades; Acolhimento estudantil na Universidade; Literatura brasileira. (Com informações do Curriculum Lattes)

Mais informações: fabio.scorsolini@usp.br