Projeto Piano Forte é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (1º/8)

As aulas têm formato coletivo, com o máximo de 6 alunos por turma, oferecidas gratuitamente a crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos

01/08/2023 - Publicado há 9 meses
O objetivo do projeto é promover o aprendizado da linguagem musical e desenvolver habilidades funcionais – Foto: Freepik
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (1/8) traz como destaque o Projeto Piano Forte, iniciativa da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto (PUSP-RP). O projeto, iniciado em fevereiro de 2022, oferece aulas de Piano em Grupo para crianças e adolescentes e está com vagas abertas. Com o objetivo de promover o aprendizado da linguagem musical e desenvolver habilidades funcionais, como teoria musical, consciência corporal, leitura à primeira vista, improvisação e percepção, o Piano Forte adota o formato de aulas coletivas, com dois ou mais estudantes recebendo instruções simultaneamente. O limite é de seis alunos por turma de jovens de oito a 18 anos. Aqueles com idade entre 8 e 13 anos podem se inscrever para as turmas de quarta-feira, nos horários das 10h ou 13h30, enquanto os interessados com mais de 13 anos têm a opção da turma das 15h30. As aulas são gratuitas e ocorrem no Centro de Visitantes, no campus da USP, em frente ao Museu do Café. As inscrições devem ser feitas pelo site da prefeitura do campus

O Maracatu Baque Mulher vai realizar a oficina Poder Feminino, com o objetivo de ensinar instrumentos, danças, expressões corporais, contações de histórias e diversas outras atividades para o público feminino. Além das atividades, a oficina vai contar com um ciclo de  palestras e, até mesmo, uma roda de conversa com a psicóloga Paula Oyarinu. As oficinas ocorrem entre os dias 1º de agosto e 2 de setembro, no Centro Cultural Orùnmilá, na Chácara Pedro Corrêa de Carvalho, 5. São exclusivas para mulheres. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail baquemulher.ribeiraopreto@gmail.com.

As inscrições para o curso gratuito Português para Imigrantes, com a professora aposentada da USP Maria Helena da Nóbrega, está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547, no centro de Ribeirão Preto, apresentando documento com foto. As vagas são limitadas e as aulas são gratuitas e acontecem presencialmente aos sábados, das 9h às 11h.

Para comemorar os 120 anos do artista plástico de Brodowski, Cândido Portinari, um grupo de seis artistas – Miguel Ângelo, Carlos Palladine, Waldomiro Sant’Anna, Clara Cauchick, Joyce de Souza e Anna Ferreira – uniram suas habilidades e criatividades para realizar, ao vivo, uma releitura da obra Guerra e Paz, de Portinari, que atualmente está em exposição na sede da ONU em Nova York, EUA. Ao longo de dez dias, os artistas vão trabalhar em seis telas distintas que, ao final do projeto, vão se unir em uma única tela de seis metros. O projeto fica exposto até o dia 10 de agosto, no Ribeirão Shopping.

Nas dicas para as crianças, hoje, o Clube da Leitura do Ribeirão Shopping, preparou uma gincana sobre todos os livros que já foram lidos nos encontros ao longo deste ano. Os participantes das gincanas terão a chance de ganhar brindes especiais. Todos os encontros são gravados em formato de vídeo e divulgados nas redes sociais. As inscrições para participar do Clube da Leitura são gratuitas e podem ser feitas através do aplicativo Multi, disponível neste site. Os encontros são sempre às 19h30, na Livraria da Travessa, localizada no Ribeirão Shopping.

Mais tarde, às 19 horas, é a vez da Oficina de Escritas Fabulares Autobiográficas. Os primeiros relatos autobiográficos datam de civilizações antigas, como as inscrições egípcias e os diários romanos. A oficina para escrita autobiográfica é gratuita. Será realizada hoje e amanhã, no subsolo do Teatro Municipal em Ribeirão Preto, na Via São Bento, Campos Elisios, e tem duração de três horas e meia.

As dicas de bares com música ao vivo começam com o Terraço Pizza Bar às 19h com o rock nacional de Ariel Covem. O Terraço fica na rua Américo Brasiliense, 1565. Já nos bares Vila Madá Gourmet, o batuque é um pouco diferente. O músico Felipe Sena performa música latina urbana, às 19h, na unidade da Rua Marcondes Salgado, 709;  no Vila Madá da Avenida Alzira Couto Machado, 650, a música ao vivo das 19h é apresentada pela artista Magutta. E na Toca do Urso, que fica na Avenida Anhanguera, km 308, loja 11, a atração musical fica por conta do grupo de samba formado somente por mulheres, o Batuka Nega. Com muito samba raiz, o Batuka começa a apresentação às 20 horas.

Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Julia Valeri, estagiária.