Para celebrar os dez anos de sua criação, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto promove no dia 9 de dezembro, a partir das 9h, em seu Espaço de Eventos, a mesa-redonda Caminhos da Educação no Brasil e em Ribeirão Preto.
No evento, o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, vai abordar a situação do ensino no Brasil, os projetos desenvolvidos no Instituto Ayrton Senna e também as perspectivas para a educação em Ribeirão Preto.
Na ocasião, será lançada a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, uma iniciativa do IEA-RP, financiada pelo Santander Universidades, que terá como catedrático o próprio Mozart Neves Ramos. A cátedra busca contribuir de forma efetiva para políticas públicas de cidades de médio porte, com foco inicial na educação.
Mozart Neves Ramos é doutor em Química pela Unicamp e tem pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão, Itália. Foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), presidente executivo da organização Todos pela Educação e membro do Conselho Nacional de Educação.
Sobre o IEA-RP
Os Institutos de Estudos Avançados têm como missão pesquisar e discutir, de forma aprofundada e abrangente, questões fundamentais da ciência, da tecnologia, das artes e demais áreas do conhecimento. Em 1986, a USP criou seu IEA, que estendeu as atividades para os campi do interior em dois polos: São Carlos, em 1997, e Ribeirão Preto, em 2009.
Em Ribeirão Preto, as atividades do IEA atendem aos princípios gerais de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, alto nível científico e cultural, e também a objetivos regionais acadêmicos e comunitários. Desde 2017, o polo está instalado em uma unidade de 400 metros quadrados, onde são realizados eventos e exposições em parceria com outras unidades do campus, bem como atividades de grupos de estudo próprios e de professores visitantes.
Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.