Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto moderniza sua infraestrutura e implanta novo currículo

Nova infraestrutura recebeu recursos da ordem de R$ 10 milhões e atende à nova estrutura curricular do curso, que estará em vigor a partir de 2024

17/11/2023 - Publicado há 5 meses

Texto: Rose Talamone

Arte: Simone Gomes

Reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e o diretor Paulo Nelson Filho – Foto: Hermano Teixeira Machado

A partir de 2024, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) implementa uma nova estrutura curricular e o curso volta a ter quatro anos de duração. Para colocar em prática a nova grade curricular, a unidade passou os últimos três anos reestruturando e modernizando vários de seus espaços, que foram oficialmente inaugurados na última quinta-feira, dia 16 de novembro, com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

As obras e aquisições, disse o diretor da faculdade, Paulo Nelson Filho, aconteceram em um momento desafiador, durante a pandemia de covid-19. “O que entregamos hoje é para atender e dar suporte às aulas atuais e futuras. Estamos implantando uma estrutura curricular moderna, exigindo espaços e equipamentos preparados com o que há de mais avançado em tecnologia, como o Centro Multidisciplinar de Odontologia Digital”, afirmou.

Um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, provenientes de recursos da Reitoria e de reservas técnicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi direcionado para a construção de uma nova subestação de energia, de muros, rampas de acessibilidade, área de convivência para os alunos e um vestiário para as clínicas odontológicas. Em consonância com a moderna estrutura curricular, foram criados o Centro Multidisciplinar de Odontologia Digital e a Sala para Metodologias Ativas de Ensino, priorizando a transdisciplinaridade.

Clínica II na FORP recebeu 44 novos consultórios - Crédito: Hermano Teixeira Machado

Dentre as melhorias, destacam-se, ainda, as do Laboratório Multidisciplinar, a aquisição de cadeiras odontológicas mais modernas para as Clínicas II e de Cirurgia, além daquelas implantadas na Sala Multidisciplinar de Aprendizado Digital e Imaginológico, que permite o planejamento e diagnóstico em tempo real pelos alunos, com a supervisão do professor. As clínicas também foram beneficiadas com um novo sistema de climatização, proporcionando controle de temperatura mais preciso e eficiente em áreas específicas.

Ao concluir a apresentação, o diretor enfatizou que todas essas melhorias não só beneficiarão alunos e professores, mas também terão impacto significativo nos pacientes atendidos. “Esses investimentos contribuem para manter o curso da Forp, assim como os demais cursos de Odontologia da USP, como referências no Brasil, com classificação máxima de cinco estrelas no Guia do Estudante, liderando os rankings do jornal Folha de S. Paulo e do QS World University do Reino Unido. Além disso, terão um papel fundamental no desenvolvimento dos programas de pós-graduação, já bem avaliados pela Capes e em constante evolução”, considerou.

Paulo Nelson lembrou do centenário da faculdade, um marco histórico que será comemorado no próximo ano. “Este centenário representa não apenas uma jornada de excelência acadêmica, mas também um período de avanços notáveis. Nos últimos anos, a odontologia experimentou um rápido desenvolvimento tecnológico, impactando positivamente tanto os profissionais quanto os pacientes. Essas melhorias tecnológicas não apenas aprimoram a prática odontológica, mas também beneficiam os pacientes, proporcionando tratamentos mais precisos, menos invasivos e mais confortáveis. Com a integração dessas tecnologias avançadas, a Forp se prepara para um futuro no qual a odontologia continuará a oferecer cuidados de alta qualidade, impulsionados pela inovação tecnológica”, destacou.

Ao parabenizar a gestão da unidade pelas melhorias, o reitor ressaltou a importância dos investimentos contínuos, mesmo em faculdades consolidadas como a Forp. “É crucial melhorarmos continuamente o que já temos, pois nosso déficit é significativo”, avaliou.

Carlotti salientou que a gestão da Forp compreende a importância do trabalho conjunto para melhorias gerais, especialmente voltadas para as atividades acadêmicas na graduação. Ele destacou que a qualidade do profissional formado reflete a percepção da sociedade sobre a instituição. “Se a Reitoria, as diretorias e as chefias de departamento não derem atenção para a graduação, dificilmente terão mudanças espontaneamente, por isso damos todo apoio necessário para as unidades modernizarem suas estruturas curriculares de graduação e de pós-graduação e, assim, tornarem o ensino mais ativo, interessante e moderno.”

Laboratório Multidisciplinar ensino e acompanhamento em tempo real - Crédito: Hermano Teixeira Machado

Para o reitor, essa abordagem ajuda a mostrar o motivo de a USP se manter muito bem qualificada nos rankings: “Precisamos manter a USP na liderança do ensino, da pesquisa e da extensão e continuar seu processo de internacionalização, fazendo a diferença na vida dos paulistas e dos brasileiros, especialmente pelos profissionais que coloca no mercado de trabalho. Isso é fundamental para que a sociedade mantenha a disposição em continuar nos financiando. Parabéns pela modernidade e por vocês estarem na ponta do conhecimento em relação à formação de alunos”.